São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

16º É TUDO VERDADE

Mostra de documentário anuncia resultados

"Dois Tempos" foi o melhor longa nacional; canadense levou prêmio internacional

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Os resultados do 16º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade foram anunciados no último sábado. A cerimônia aconteceu no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.
"Dois Tempos", de Dorrit Harazim e Arthur Fontes, foi o grande vencedor nacional da categoria longas e médias-metragens.
A diretora e jornalista Harazim agradeceu o prêmio sozinha. Manifestou gratidão sobretudo à família documentada, que permitiu que sua vida fosse invadida pelos cineastas.
"Aterro do Flamengo", dirigido por Alessandra Bergamaschi, recebeu a menção honrosa do júri brasileiro, constituído por Ugo Giorgetti, Ana Maria Magalhães e Sérgio Tréfaut.
"A Poeira e o Vento", de Marcos Pimentel, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem.
O longa vencedor da competição internacional foi o canadense "Você Não Gosta da Verdade - 4 Dias em Guantánamo", de Luc Côté e Patricio Henriquez. O polonês "Fora do Alcance", de Poza Zasiegiem ganhou como melhor curta.
Também foram foram homenageados com menção honrosa o sérvio "Cinema Komunisto", de Mila Kurajlic, o português "Viagem a Cabo Verde", de José Miguel Ribeiro, e o carioca "Meia Hora com Darcy", de Roberto Berliner.
O prêmio Canal Brasil ficou com "São Silvestre", de Lina Chamie, sobre a tradicional corrida de rua paulistana.
A cerimônia aconteceu sem sobressaltos ou discursos emocionados.
O fundador e diretor do evento Amir Labaki leu mensagens dos vencedores que não puderam estar presentes. Entre eles, a serva Mila Kurajlic, que traçou um paralelo entre a história do Brasil e a da Iugoslávia.
"Sei que política e ideologicamente há muitos temas do filme com que vocês podem se identificar", disse.
Labaki encerrou a cerimônia evocando a próxima edição do festival: "Vejo vocês em 2012".


Texto Anterior: Crítica/Drama: Galpão ressalta atualidade de "Tio Vânia", de Anton Tchékov
Próximo Texto: Premiados no É Tudo Verdade 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.