São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAS LOJAS

Guerra
Soldado Anônimo  
SAM MENDES
Distribuidora:
Universal; Quanto: R$ 45, em média. A guerra para o soldado comum costuma ser descrita como um misto de longos períodos de tédio entremeados por momentos curtos de puro horror, o combate. A Guerra do Golfo (1991), em que americanos e aliados expulsaram iraquianos do Kuait, levou essa máxima ao extremo: foram seis meses de preparação e apenas cem horas de combate. Mas combate houve, apesar de este filme querer mostrar que não. Por isso, ele se concentra no treinamento brutal dos fuzileiros navais americanos -mas não há novidade no que mostra-, e no drama pessoal de quem está longe da namorada -mas isso valeria para qualquer separação de seis meses. Um filme bobinho, que só se salva por alguns momentos de humor e por algumas imagens, como as do incêndio de poços de petróleo kuaitianos.
(RICARDO BONALUME NETO)

Policial
Silêncio nas Trevas    
ROBERT SIODMAK
Distribuidora:
Aurora; Quanto: R$ 40, em média Os primeiros minutos são os melhores. Neles, Robert Siodmak está livre da necessidade de cumprir obrigações em relação ao roteiro e pode se dedicar ao prazer de realizar belas cenas. O roteiro é um tanto limitado, na verdade, um "whodunit" sobre uma série de assassinatos de mulheres que acontecem numa pequena cidade e agora ameaçam a heroína (Dorothy McGuire). Uma meia dúzia de quatro ou cinco suspeitos ocupa a trama. O brio de Robert Siodmak contorna, na medida do possível, esse empecilho e, juntando o policial ao suspense (e por vezes até ao sentimento de terror que inspira no espectador), realiza um filme de ambientação muito forte. (INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: DVDs - Crítica: Em "Veronika Voss", Fassbinder produz pesadelo feito só de luz
Próximo Texto: Antes de falar, neandertal criou rave
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.