São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

GNT homenageia santo casamenteiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os devotos de santo Antônio (não são poucos, principalmente às vésperas do Dia dos Namorados), o GNT estréia amanhã, às 21h, documentário que procura contar a história do religioso português que nasceu Fernando, no século 12.
De família rica, o jovem trocou seu nome e abdicou de suas posses após se encantar com a doutrina franciscana. Defendeu as mulheres pobres e camponesas quando as autoridades de Pádua, na Itália, determinaram que só aquelas que tivessem dotes poderiam se casar.
Santo Antônio intercedeu, e os governantes da cidade em que morou e morreu mudaram de idéia, para a sorte das noivas sem dinheiro. Daí a fama de casamenteiro e pai dos pobres.
"Brasil de Todos os Santos", dirigido por Vinicius Barbosa e Eric Menezes, conta a trajetória do santo "das causas e das coisas perdidas", ouve famosos e anônimos sobre sua devoção e sobre a importância da santidade "incorporada à cultura brasileira", nas palavras do ministro Gilberto Gil.
O documentário comenta ainda as simpatias para conquistar suas graças, como colocá-lo de cabeça para baixo em um copo d'água ou no fundo de um freezer. Enquanto as mulheres se gabam de ter feito coisa ou outra para laçar um amor, entrevistados reclamam da "sacanagem" que é afogar ou congelar Antônio. (CRISTINA FIBE)

BRASIL DE TODOS OS SANTOS - STO. ANTÔNIO
Quando:
estréia amanhã, às 21h
Onde: no GNT


Texto Anterior: Música: Percussionista japonês faz show
Próximo Texto: Crítica: "Olga" vai do mau melodrama à franca galhofa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.