São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

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Estilista procura essência da grife

CONSUELO PASCOLATO BLOCKER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORENÇA

A grife Salvatore Ferragamo aposta cada vez mais alto na sua linha de roupas femininas, a fim de que ela não seja apenas um acessório de seus famosos acessórios. Prova disso foi a contratação, no último ano, da espanhola Cristina Ortiz como nova estilista da marca.
Ortiz nasceu nas ilhas Canárias e estudou na prestigiosa École de la Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris.
Trabalhou no El Corte Inglés, na Prada, na Lanvin e na Brioni.
Na entrevista a seguir, feita em Florença, ela conta que foi buscar nos arquivos do criador da marca o fundamento de uma nova identidade para a linha feminina da grife.

 

FOLHA - Qual é a essência do estilo Ferragamo para os dias de hoje?
CRISTINA ORTIZ
- A Ferragamo tem origem como uma importante marca de acessórios. As suas roupas sempre foram de grande qualidade e beleza, mas não tinham uma identidade própria. Por isso fui buscar nos arquivos de Salvatore Ferragamo a essência da marca. Ele foi uma pessoa genial, com gosto excêntrico, inspirado por movimentos artísticos da época, como o art déco. Seus sapatos tinham linhas curvas, saltos altíssimos e plataformas -novidades absolutas na época. Busquei nesta estética e nesta técnica sofisticada a inspiração para a minha coleção, trazendo-as para os dias de hoje, para uma mulher elegante e ativa.

FOLHA - Não teme que as roupas fiquem em segundo plano na marca, mais conhecida pelos acessórios?
ORTIZ
- Trabalhamos com o departamento de acessórios para criarmos coleções que tenham o mesmo "feeling" e combinem em termos de cores, materiais e estilos. A última coleção vendeu muito bem.

FOLHA - Como pretende seduzir os mercados emergentes?
ORTIZ
- O primeiro problema que deve ser enfrentado é o do clima. No mesmo momento, Rússia e Brasil têm climas opostos. Temos que criar coleções que satisfaçam a necessidade de todo o globo.

FOLHA - O Brasil já conhece bem a marca Ferragamo, mas ainda conhece pouco Cristina Ortiz. Como você se apresentaria aos brasileiros?
ORTIZ
- Sou casada e mãe de dois filhos. Adoro o meu trabalho e, se consigo fazê-lo bem, é porque sou muito organizada e determinada. Gosto do mar, de esportes e de viajar. Amo a arquitetura e as artes. Gosto do macro ou do micro. Para mim, não existe meio-termo.

PARA POUCOS
A Dudalina criou para o Dia dos Pais uma camisa masculina superluxuosa que vai custar nada mais nada menos que R$ 1.250. Chamada de "Dudalina Cult Gold", a camisa tem botões de cristal Swarovski e é feita com algodão egípcio fio 200/2 "doppio ritorto".

TAPAS & DESIGN
Acontece na próxima segunda, às 19h, em São Paulo, a mostra "Moda Fusión", com looks de estilistas espanhóis. A curiosidade é que as roupas foram inspiradas na culinária e nos vinhos do país. No Salão das Artes, na Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, s/nº).


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