São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série dos vampiros volta mais sedenta por sangue

"True Blood" tem 1ª temporada lançada em DVD; segunda fase estreia no dia 19

O criador, Alan Ball, agora investe nos conflitos e na intolerância entre humanos e mortos-vivos e inventa criaturas sobrenaturais

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todo o sangue derramado na primeira temporada de "True Blood" foi suficiente para saciar o apetite por violência na pequena Bon Temps, Louisiana. A segunda fase da série, que estreia na HBO no dia 19, às 22h, tem ainda mais mortes, sexo e, é claro, bastante sangue. Já no primeiro episódio, há uma nova onda de crimes, com mais um assassinato brutal e humanos sendo sequestrados e torturados por vampiros.
Criado por Alan Ball a partir dos livros de Charlaine Harris, o programa mostra vampiros "saindo do caixão" e tentando se integrar à sociedade após a descoberta de sangue sintético.
A convivência turbulenta entre humanos e mortos-vivos é sintetizada no romance entre a protagonista Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete com poderes telepáticos, e o vampiro galã Bill Compton (Stephen Moyer). Agora, o casal terá de lidar com a chegada de uma nova vampira, a adolescente Jessica Hamby, que fica sob a responsabilidade de Bill.
Com forte apelo sexual, enredo de mistérios e um discreto subtexto político, é um dos sucessos da TV americana. Segundo o "New York Times", a estreia da segunda temporada teve 3,4 milhões de espectadores e foi o programa mais visto na HBO desde o final de "Família Soprano".
Nesta segunda temporada, os conflitos entre vampiros e humanos estão mais acirrados. A discussão sobre os direitos civis dos mortos-vivos -uma metáfora sobre a delicada questão da tolerância na sociedade americana- ganha destaque. Jason Stackhouse (Ryan Kwanten), o irmão inconsequente de Sookie, entra para uma seita antivampiros que tem como objetivo impedir as criaturas de conquistar os mesmos direitos dos cidadãos comuns.
A galeria de seres e acontecimentos sobrenaturais também ganha novos personagens. Como se não bastassem os vampiros, os transmorfos e os exorcismos vistos na primeira fase -que sai agora em DVD-, uma nova personagem ganha espaço: a misteriosa Maryann Forrester (Michele Forbes), espécie de bruxa que chega bancando a boa samaritana. Ao lado de filmes como o blockbuster adolescente "Crepúsculo" e, mais recentemente, o sueco "Let the Right One In", "True Blood" é responsável por colocar os vampiros, personagens centenários da cultura pop, na moda mais uma vez.
Gélidos, perigosos e sexies, eles ainda renderão muitos frutos para Hollywood.


TRUE BLOOD - 1ª TEMPORADA

Distribuidora: Warner; R$ 120
Classificação: 18 anos


Texto Anterior: Rodapé literário: Colagem antiamnésia
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.