São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição dupla traz Miller

de Nova York

O número duplo da edição de verão da "New Yorker", lançado na semana passada e dedicado à "ficção de verão na América", deve ser lido de cabo a rabo.
"A idéia foi de Roger Angell", reconhece logo o editor Bill Bufford, roubado em 1995 por Tina Brown da revista literária britânica "Granta" para cuidar de ficção. "Num momento em que a literatura está se tornando cada vez mais internacionalizada, pareceu interessante celebrar os escritos americanos sobre verão", diz Bufford.
No lançamento da revista, ninguém menos que Arthur Miller iniciou a leitura com a lembrança de um "extraordinariamente quente setembro -de 1927 ou 28, não consigo mais precisar", intitulada "Before Air-Conditioning".
Três textos longos isoladamente já valeriam o número. A gênese do clássico beat "On The Road" revela-se pelos diários inéditos de seu autor, Jack Kerouac.
Uma seleção de cartas resume os últimos anos de vida de Martha Gellhorn, a terceira mulher de Hemingway e a mais talentosa correspondente internacional americana da era pré-televisiva.
Por fim, Mark Singer faz justiça ao escritor e roteirista Terry Southern, frisando a real importância dele no processo de criação do filme "Sem Destino". (AL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.