São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Construindo uma Carreira
Globo, 15h55.
  
(Career Opportunities). EUA, 1991, 83 min. Direção: Bryan Gordon. Com Frank Whaley, Jennifer Connelly. Garota rica fica presa numa loja e acaba se entendendo com o faxineiro do local, famoso por suas mentiras. A noite não acabará em conversa.

Intercine
Globo, 1h50.

As propostas para quarta são "O Comando Dez de Navarone" (1978, de Guy Hamilton, com Robert Shaw, Harrison Ford) e "Férias do Barulho" (1985, de George Bowers, com Johnny Depp, Hector Elizondo).

Prova de Fogo
SBT, 2h35.
 
(Without Limits). EUA, 1998, 117 min. Direção: Robert Towne. Com Billy Crudup, Donald Sutherland. Biografia do corredor Steve Prefontaine (Crudup), que, assessorado por seu técnico (Sutherland), faz o que pode e o que não pode em busca de recordes. Como de hábito, a direção de Towne põe a perder o roteiro de Towne.

Cliente Morto Não Paga
Globo, 4h.
  
(Dead Men Don't Wear Plaid). EUA, 1982, 91 min. Direção: Carl Reiner. Com Steve Martin, Rachel Ward, Carl Reiner. Sátira do filme noir, com Martin como o detetive que investiga o caso do misterioso desaparecimento de um cientista, pai da bela garota que o contrata. Alguns momentos interessantes, além da introdução na ação de cenas de filmes clássicos do gênero, garantem o interesse. Mas o essencial corre, como de hábito, na sua parceria com Reiner, por conta de Steve Martin. P&B. (IA)

O dia em que o cinema acabou

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"A Última Sessão de Cinema" (HBO, 12h) sugere mais do que o filme propõe. Parece que vamos ver o fim do cinema. Mas Peter Bogdanovich nos mostra o fim de um cinema numa cidadezinha.
O que será que este título queria dizer efetivamente? Com aquele cinema de fim de mundo que acabava, de certa forma acabava o cinema inteiro. E é neste sentimento de prostração que o filme nos deixa.
É claro que Bogdanovich pensava nas duas coisas: no fim de um cinema em 1950 e no fim de um modo de ser do mundo, aquele que o cinema comandou, que durou até 1960 e que nos 70 agonizava.
Essa estranha melancolia que o filme transmite vem também do preto-e-branco e, diabo, a cada dia se acentua -isto é, a idéia se torna mais verdadeira.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vou vender fralda na porta da Globo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.