São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografias imperiais viram filão editorial

DA REPORTAGEM LOCAL

A biografia "O Príncipe Maldito" é o mais recente lançamento de uma onda editorial que está trazendo à vida vários membros da família real.
Esses títulos são motivados em parte pela aproximação da efeméride dos 200 anos da chegada da corte ao Rio -em março de 2008.
Escritores e acadêmicos de diversas correntes estão trazendo novos tópicos e abordagens para a discussão sobre o episódio. O momento de crise das explicações esquerdistas, ainda, parece colaborar para o resgate de uma história tida como desacreditada e de viés conservador, aquela voltada às biografias de grandes figuras.
O fato é que a celebração, aos poucos, está se transformando em lucrativo filão editorial. Entre outros, foram lançados recentemente "Carlota Joaquina", de Francisca Nogueira de Azevedo; as biografias "Pedro 1º", de Isabel Lustosa, e "Pedro 2º", José Murilo de Carvalho, além das cartas da imperatriz Leopoldina. (SC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/ensaio: Densos e irônicos, textos de Flusser entregam automatismos cotidianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.