São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÊMIO

Booker 2007 ignora nomes mais conhecidos

DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio na última terça dos finalistas do Booker Prize, um dos principais prêmios literários do mundo e o de maior prestígio no Reino Unido, está causando controvérsia.
Grandes estrelas como J.M. Coetzee, Graham Swift, Doris Lessing e Michael Ondaatje ficaram de fora. Além disso, apenas 13 livros foram selecionados, em vez de 18, como vinha acontecendo. Há quatro estreantes e entre os "medalhões" só foi escolhido Ian McEwan, com o romance "Na Praia" (Companhia das Letras).
Para o "Guardian", um dos principais jornais londrinos, foi "uma das maiores surpresas" em 39 anos de premiação. Entre os finalistas estão o neozelandês Lloyd Jones (cujo romance finalista "Sr. Pip" será lançado pela Rocco em setembro), Peter Ho Davies, A.N.Wilson e o paquistanês radicado em Londres Mohsin Hamid. O vencedor vai ser conhecido em 16 de outubro.


Texto Anterior: Vitrine
Próximo Texto: Documentário: "Estratégia Xavante" elogia intercâmbio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.