São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

"Estratégia Xavante" elogia intercâmbio

DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT exibe amanhã, à meia-noite, o documentário "Estratégia Xavante", de Belisario Franca. Dá a impressão de que a TV brasileira redescobriu os povos indígenas. Como se sabe, a Cultura anda a passar a nova série "Xingu", que, 20 anos depois de seu sucesso na extinta Manchete, retorna como "terra ameaçada".
Esse parece ser também o principal foco de preocupação: as culturas indígenas vão sobreviver? Questão complexa, em que se pode questionar o que significa "sobreviver".
Com uma perspectiva mais preservacionista -que aborda a cultura como uma espécie de recurso natural escasso-, a série da Cultura vê grandes ameaças nas trocas cada vez mais intensas entre índios e brancos.
A ótica parece ser inversa nesse "Estratégia Xavante". O documentário mostra como, há algumas poucas décadas, após um primeiro contato, integrantes dessa etnia decidiram mandar crianças suas para viver entre os brancos e aprender sua cultura. O argumento do filme é que foi justamente essa abertura e esse contato que permitiram aos xavante conquistas que jogaram a favor da "preservação" de sua sociedade.
Os índios vão deixando de ser, para nós, crianças. Não por isso, mas, ao mesmo tempo, mudar é para eles inevitável. O problema, para indivíduos e sociedades, é como fazê-lo. (RC)

ESTRATÉGIA XAVANTE
Quando:
amanhã, à 0h
Onde: SBT


Texto Anterior: Prêmio: Booker 2007 ignora nomes mais conhecidos
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.