São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Coutinho inédito é atração de Gramado

Festival gaúcho, que começa hoje, terá "Jogo de Cena" fora da competição

Evento, que terá seis longas nacionais e cinco estrangeiros competindo, muda seu foco das estrelas globais para os filmes "pessoais, artísticos"

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O 35º Festival de Cinema de Gramado começa amanhã, com 11 longas-metragens em competição pelos troféus Kikito -seis títulos na disputa nacional, cinco na estrangeira.
Mas é fora da corrida por prêmios que está a atração com a qual os organizadores do festival pretendem fazer Gramado reocupar um lugar de destaque entre os festivais brasileiros.
"A primeira exibição pública de "Jogo de Cena", novo filme de um realizador como Eduardo Coutinho, é a essência do que queremos para Gramado", diz o crítico José Carlos Avellar, contratado pelo festival desde o ano passado para reformular o perfil de sua programação.
"Decidimos reformatar a programação do festival, para ficar mais ágil, mais interessante e mais representativa da produção nacional e estrangeira", diz o presidente do festival e secretário de Turismo de Gramado, Alemir Coletto.
A "reformatação" implicou, na prática, reorientar o foco de atenção do festival, que nos últimos anos se concentrava mais nas estrelas globais do que nos filmes. "A vedete de um festival de cinema tem de ser o cinema. Ninguém projeta filme em tapete", diz Avellar.
Ocorre que "o festival nunca poderá deixar de ser um evento para a cidade de Gramado", diz o secretário Coletto, que estima em 100 mil os visitantes na cidade no período do festival.
"O compromisso de desenvolver uma personalidade [para a programação de Gramado] não é excludente do glamour", diz Coletto, atento ao apetite do turista por celebridades.
Mas o critério de escolher "filmes que sejam expressões pessoais, artísticas", que Avellar diz ter adotado para compor a disputa nacional deste ano, acabou desenhando um programa praticamente isento de presenças conhecidas na tela -e no tapete vermelho que leva ao Palácio dos Festivais.
Se os filmes em competição não trazem rostos conhecidos, o festival providenciou o convite a artistas como Fernanda Lima e Luciano Szafir, para se juntarem ao evento. Também estão confirmadas as presenças dos homens da família Pitanga -o pai (Antônio) e o irmão (Rocco) de Camila, cuja ida a Gramado os organizadores ainda tentam garantir até a próxima sexta, último dia da exibição de filmes e data em que ocorre a sessão hors-concours de "Jogo de Cena".
Em seu novo filme, o documentarista Eduardo Coutinho investiga a fronteira entre documentário e ficção, alternando a participação de mulheres anônimas e de atrizes, que reinterpretam para o cineasta cenas de suas vidas.
Para alegria de Coletto, o cineasta irá a Gramado acompanhado da atriz Marilia Pêra, a mais famosa entrevistada de "Jogo de Cena". A entrega dos Kikitos, programada para ser o ápice do "glamour", ocorre no próximo sábado.


Texto Anterior: Antonio Cicero: O segredo grego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.