São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Latinos não chegam e festival exibe DVDs

GABRIELA LONGMAN
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO

Um mal-estar paira antes do início de cada sessão de longas estrangeiros no 39o Festival de Gramado.
Por motivos variados alegados pela organização, alguns filmes em 35 mm não chegaram ao evento. Até terça, de quatro longas da competição estrangeira, três haviam sido exibidos em DVD, para o constrangimento geral dos críticos e do público.
Segundo o festival, o mexicano "A Tiro de Pedra" foi enviado como encomenda da Bósnia pelos produtores e não chegou a tempo. A solução foi exibi-lo em DVD, com uma enorme marca d'água.
O peruano "Las Malas Intenciones" também foi mandado "tarde demais", enquanto o chileno "La Lección de Pintura" não foi entregue pela empresa carioca de transportes CHinter, contratada pelo festival.
Procurada pela Folha, a CHinter afirma que o filme não foi entregue a tempo porque "voos foram cancelados em decorrência do vulcão [Puyehue, no Chile]".
Nas exibições em DVD, o peruano estava fora de foco. A cópia do chileno era um pouco melhor. De toda forma, há incômodo entre críticos e sobretudo uma preocupação: como o júri pode atribuir prêmios, especialmente o de fotografia, sem ver o longa em suporte e cores verdadeiros?
Segundo a organização, é bem provável que "Jean Gentil", que está vindo da Austrália e está previsto para sexta, não chegue a tempo. Na terça à noite, Fernanda Montenegro foi homenageada com o troféu Oscarito. Ela dedicou o prêmio ao amigo Ítalo Rossi, morto na semana passada. Emocionada, disse que nunca mais terá um "casamento cênico" como o que teve com o ator.

A jornalista GABRIELA LONGMAN viajou a convite do festival


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Estudo segmentado dificulta entender a crise, diz Morin
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.