São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Vivendo no Abandono
Bandeirantes, 13h30.

(Living in Oblivion). EUA, 1995, 89 min. Direção: Tom Di Cillo. Com Steve Buscemi, Catharine Deener, Dermot Mulroney. Buscemi é o diretor de cinema que precisa administrar o orçamento excessivamente pequeno de seu filme, além dos conflitos interpessoais que acontecem no set de filmagem. Retrato de uma produção independente, filmada em cores e p&b e bem recebido por comentaristas dos EUA.

Tarzã e a Expedição Perdida
SBT, 14h.

(Tarzan and the Lost Safari). EUA, 1957, 80 min. Direção: Robert Day. Com Gordon Scott, Robert Beatty. Tarzã ajuda os sobreviventes de acidente aéreo a resistir aos perigos da selva. Tarzã agonizava, junto com o colonialismo, seus filmes já não tinham a força e o impacto de outros tempos. E Gordon Scott também não era nenhum Johnny Weissmuller.

A Invasão
Globo, 15h10.

(The Arrival). EUA, 1996, 109 min. Direção: David N. Twohy. Com Charlie Sheen, Ron Silver, Lindsay Crouse, Teri Polo. Charlie Sheen é um radio-astrônomo. Seja isso o que for, ele capta e grava ruídos do espaço sideral, dando conta da possível existência de vida extraterrestre. Devidamente demitido, ele prosseguirá suas pesquisas por conta própria e, como o título bem informa, constatará que a invasão da Terra está sendo articulada. Sintomaticamente, o lugar de onde partem os invasores é o México. Cucarachos e alienígenas são mais ou menos a mesma coisa.

O Último Chefão
Globo, 22h10.

(The Last Don). EUA, 1997. Direção: Graeme Clifford. Com Danny Aiello, Joe Mantegna, Kirstie Alley, Daryl Hannah, Penelope Ann Miller. Um "Chefão" sem Francis Coppola, Marlon Brando ou Al Pacino, ainda que escrito por Mario Puzo, não é um "Poderoso Chefão". É qualquer chefão. No caso, o patriarca chama-se Don Domenico e, nos anos 50, tenta legitimar os negócios arquiilegais de sua família. Chocho. Originalmente, uma minissérie com 258 minutos. Aqui, a emissora dedica-lhe duas horas (sem contar os anúncios). Inédito.

Goodbye America
Bandeirantes, 22h30.

(Goodbye America). EUA, 1997, 117 min. Direção: Thierry Notz. Com Corin Nemec, James Brolin, Michael York. Ao saber que base norte-americana nas Filipinas será desativada, soldado revolta-se e decide matar o senador que julga responsável por tal procedimento.

Intercine
Globo, 2h30.

No primeiro "Intercine" desta semana, concorrem "Roteiro Mortal" (1996, de John Johnson, com Tom Gilroy, Margaret Welsh) e "Estrela Cadente" (1996, de Blair Treu, com Katherine Heigl, Danielle Harris).

Destino Traído
Globo, 4h25.

(The Summer House). Inglaterra, 1993, 85 min. Direção: Waris Hussein. Com Jeanne Moreau, Jean Plowright. Moreau é a senhora que vai visitar a amiga Plowright no exato momento em que a filha desta prepara-se para o casamento. Moreau tentará evitar o desastre, isto é, o casamento.



DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Registros simpáticos da Europa

"Bom Dia, França" (Eurochannel, 15h) é uma tradução meio esquisita para um título já em si esquisito: "Western". Na verdade, o simpático filme de Manuel Poirier, de 97, trata das andanças de um russo e um espanhol na Bretanha, na França, e das experiências que trocam no país.
Ainda no registro do simpático, "Mediterrâneo" (Film & Art, 1h15), de Gabriele Salvatores, evoca bem o espírito italiano, ao tratar de soldados esquecidos em uma ilha grega após o fim da Segunda Guerra.
Bastante exibido atualmente, mas indispensável, é "Anjo do Mal" (Telecine 5, 12h), um Samuel Fuller dos tempos da Guerra Fria (1953). Ainda a lembrar, "Lord Jim" (Cinemax, 0h15), de Richard Brooks, adaptação do romance de Joseph Conrad. (IA)


ANIMAÇÃO
Desenho para adultos estréia no Locomotion
A animação japonesa "Bubblegum Crisis: Tokyo 2040" estréia hoje no Locomotion. A série irá ao ar de segunda a sexta, às 18h30, 20h30 e meia-noite. Guerreiras enfrentam a organização Genom, fabricante de robôs que pretende controlar a cidade Neo Tóquio.


DOCUMENTO
"Retratos Brasileiros" lembra Fernando de Barros
Às 20h de hoje, o programa "Retratos Brasileiros", do Canal Brasil, exibe uma biografia do cineasta e editor de moda Fernando de Barros. Nascido em Portugal, Fernando está há 60 anos no Brasil e é o mais antigo diretor e produtor do cinema brasileiro vivo.


SAUDADE
O programa "The Album Show" que vai ao ar hoje, às 14h30, no canal Superstation, revisita as músicas dos Pretenders -liderados por Chrissie Hynde- e do Queen



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Chove sobre Santiago
Próximo Texto: Monica Bergamo: A vingança do motel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.