São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina reclama ilhas desde o séc. 19

DE BUENOS AIRES

A Argentina reclama o direito de possuir as Ilhas Malvinas desde o século 19, quando o arquipélago localizado no sul do oceano Atlântico foi conquistado pelos britânicos.
O argumento utilizado pela Argentina é o de que as ilhas são seu território. Porém não há argentinos vivendo na região. Os 2.500 kelpers (como são chamados os ilhéus) são de origem britânica. Em março de 1982, durante a ditadura militar, os argentinos decidiram recuperar as ilhas, entrando em conflito com o Reino Unido. Após três meses, derrotados, deixavam as ilhas com um saldo de 1.100 mortos.
Os militares argentinos suspeitavam que nas Malvinas pudesse haver petróleo, o que, até hoje, não pôde ser confirmado. A base da economia local é a pesca e a criação de ovelhas.
Atualmente, o governo de Fernando de la Rúa tenta recuperar as ilhas pela via diplomática. No entanto, diferentemente do que fazia o ex-presidente Carlos Menem (89-99), que enviava presentes para as crianças das Malvinas, De la Rúa não pratica uma política de sedução dos kelpers. Desde o ano passado, argentinos podem ir às ilhas. Mas apenas cem visitaram as Malvinas nesse período. (GC)



Texto Anterior: Cinema: Filme é primeiro Dogma latino-americano
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll - Voragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.