São Paulo, sexta-feira, 11 de setembro de 2009

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO, em Nova York - ultima.moda@grupofolha.com.br

Nova York dividida

Temporada americana do verão 2010, que começou ontem, ganha nova semana de moda; três grifes brasileiras desfilam nos EUA

Felipe Gaspar
Herchcovitch e a top americana Chanel Iman,
com look Rosa Chá


DO ENVIADO A NOVA YORK

Apesar de a crise econômica ter atingido em cheio o mercado de moda nos EUA e na Europa, o ânimo dos fashionistas parece não arrefecer. Ao contrário, a temporada primavera-verão 2010 do hemisfério Norte promete ser das mais agitadas.
Nova York, por exemplo, que abriu ontem a maratona, agora tem duas semanas de moda, realizadas ao mesmo tempo. Em concorrência ao evento principal, que reúne cerca de 60 marcas e se chama Mercedes Benz Fashion Week, foi criada a semana MAC & Milk, patrocinada pela poderosa indústria de cosméticos (MAC) e pelo estúdio fotográfico (Milk).
A semana alternativa surgiu depois que a MAC decidiu aplicar os milhões de dólares que investia na fashion week tradicional num evento que lhe trouxesse mais visibilidade. Cerca de 20 grifes aderiram ao projeto, entre elas Rad Hourani, Alexander Wang e Band of Outsiders, que vão apresentar os seus desfiles nos estúdios Milk no Meatpacking District, bairro hype de Nova York.
Ao contrário do que ocorre na Mercedes Benz Fashion Week, que cobra entre US$ 25 mil e US$ 70 mil pelo aluguel de suas salas de desfiles, a MAC & Milk ofereceu seus espaços de graça para as marcas.
Da Mercedes Benz Fashion Week participam três grifes brasileiras: Rosa Chá, Carlos Miele e Alexandre Herchcovitch. A coleção da Rosa Chá (que desfilaria ontem, depois do fechamento desta edição) é a primeira concebida por Herchcovitch, que assumiu a marca de moda praia neste ano.
Espremida entre as influentes semanas de Nova York e Milão, a London Fashion Week, com apenas seis dias de desfiles, começa na próxima sexta, dia 18, e termina no dia 23, em novas instalações: vai deixar o Museu de História Natural e passará a ser feita na Somerset House, um belo palácio à beira do Tâmisa que virou centro cultural.
A mudança coincide com os 25 anos da semana londrina, que vem perdendo seu prestígio ultimamente, mas não tem medido esforços e investimentos para recuperar o fôlego.
A crise acabou ajudando a London Fashion Week a ganhar um brilho extra: a presença da prestigiosa grife Burberry no line-up. Apesar de sediada na Grã-Bretanha, a marca desfilava em Milão. A volta ao lar significa uma considerável redução nos custos do show.
A temporada primavera-verão 2010 continua em Milão, entre 23 e 30 de setembro, e depois em Paris, de 30 de setembro a 8 de outubro.
Na França, há uma crescente expectativa a respeito da nova tentativa de ressuscitar a mítica maison Vionnet. Fundada por Madeleine Vionnet (1876-1975), um dos nomes mais respeitados da história da moda, a marca foi comprada neste ano por Matteo Marzotto (ex-presidente da Valentino), que terá o apoio estratégico de Gianni Castiglioni (da grife Marni) para o relançamento.

com VIVIAN WHITEMAN



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