São Paulo, sexta, 11 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênio da dança vai à cena

free-lance para a Folha

"Eu sou Deus em movimento." A frase resume em parte a personalidade do russo Vaslav Nijinsky (1890-1950), um mito do balé, cuja vida vida e obra vão à cena hoje, em um espetáculo que une dança e teatro.
Sob a concepção do coreógrafo Fábio Mello, "Nijinsky" constrói sua narrativa a partir de "diários" do bailarino, escritos durante a Primeira Guerra.
Nijinsky é vivido por Marcelo Misailidis e Cláudio Fontana. Misailidis interpreta o bailarino durante o seu auge, quando integrou tradicionais montagens de balés e criou novas estéticas na dança. Já Fontana vive Nijinsky no período em que esteve no manicômio, internado pela sogra.
"Não há linearidade lógica ou ambientação de época. Mostramos Nijinsky não como quem faz uma biografia, mas questionando o limite entre o gênio e o louco", diz Mello.
Sob o ritmo de peças clássicas e temas de filmes de Hitchcock, "Nijinsky" traz ainda no elenco Beatriz de Almeida, Cassileine Abranches, Antonio Bento e Ronaldo Tortelli, que vivem personagens que marcaram a vida de Vaslav: a mulher, o empresário e o enfermeiro. (CCP)
²

Peça: Nijinsky Quando: estréia hoje, às 21h; sex. e sáb., às 21h; dom., 19h; até dia 20 Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 011/3666-1030) Quanto: R$ 10



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.