São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O LIVRO

Antologia tem 50 contos alemães, de Kafka a estreante

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em poucos lugares do Brasil se comemorou tanto o Nobel da escritora Elfriede Jelinek quanto em um escritório no número 314 da rua Comendador Coruja, em Porto Alegre.
É lá que fica a editora L&PM, que já tinha traduzido e revisado, em ponto de bala, um conto da austríaca, inédita no país.
"Paula", que a Folha publica com exclusividade, é parte de uma antologia que a casa editorial gaúcha iria (e vai) lançar no final deste mês. "Escombros e Caprichos: O Melhor do Conto Alemão no Século 20" já era (ainda é) destaque da L&PM para a Feira de Livros de Porto Alegre, que começa no dia 29.
Organizado pelos críticos e tradutores Rolf G. Renner e Marcelo Backes (responsável pela "versão brasileira" do conto acima, de 1980), a coletânea abrange autores do período que vai de Kafka (1883-1924) a Judith Hermann, 33 anos.
Entre os 50 contos, estão textos do também Nobel Günter Grass, de Bertolt Brecht e Thomas Bernhard. "Escombros e Caprichos" tem, até, um conto de Peter Handke, 61, que a própria Jelinek disse que merecia mais o Nobel do que ela.


Texto Anterior: Conto inédito: Paula
Próximo Texto: Televisão: Preta Gil decide se será funkeira em novela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.