São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Acústico MTV - Paulinho da Viola"

Compositor se recria e canta sucessos sem que pareçam mais do mesmo

DA SUCURSAL DO RIO

O fato de gravar um "Acústico" pouco acrescenta em si à obra de Paulinho da Viola, já que seu trabalho é majoritariamente acústico. Com exceção do baixolão de Dininho e das cordas, pouca coisa muda na sonoridade já conhecida do artista.
Mas o incrível de Paulinho é exatamente isso: a capacidade de recriar músicas suas já bastante cantadas sem que elas pareçam mais do mesmo. Basta ouvir no DVD/CD "Onde a Dor Não Tem Razão", "Para um Amor no Recife" e "Sinal Fechado" -para citar só três- e perceber como a beleza, se bem tratada, não envelhece.
A única mudança radical é em "Tudo se Transformou", que ganha andamento bem mais lento, o que torna ainda mais sofridos seus versos. Como costuma fazer com sambas de autores que admira, Paulinho aproveitou o projeto para refazer dois belos sambas seus que estavam quase esquecidos no disco "Zumbido" (1979): "Amor É Assim", rica construção em tom maior, e "Foi Demais", parceria com Mauro Duarte sobre o amor.
Das novas, "Vai Dizer ao Vento" é a que chama mais atenção (veja letra ao lado), com todos os requisitos para virar mais uma peça de resistência do cantor. "Bela Manhã" não soa como um Paulinho nota dez, mas é um samba com a marca de Paulinho, o que não é pouco. E "Talismã", de contagiante melodia, tem letra de Arnaldo Antunes e Marisa Monte misturando amor e fé -deve ser uma das poucas composições de Paulinho com a palavra "orixá".
Por muito conhecidas, ficaram fora do CD "Dança da Solidão", "Argumento" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida". Mas elas estão firmes no DVD, que tem ótimo making of, em que Paulinho conta histórias e explica músicas. (LFV)

ACÚSTICO MTV - PAULINHO DA VIOLA
Gravadora:
Sony BMG
Quanto: R$ 35 (DVD) e R$ 25 (CD)
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Paulinho traz inéditas após 11 anos
Próximo Texto: Letra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.