São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programação de 2010 enfoca a América Latina

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2010, a Pinacoteca do Estado terá um ano marcadamente latino-americano.
De acordo com o diretor do museu, Marcelo Araujo, 53, a grade de exposições aproveita a efeméride do bicentenário de vários países do continente.
A principal atração é a mostra dedicada ao argentino Antonio Berni (1905-1981), um dos nomes mais importantes das artes no país vizinho.
A exposição deve começar em agosto e ficar em cartaz durante a 29ª Bienal de São Paulo, que atrai críticos, curadores e artistas estrangeiros à cidade.
Uma reunião de valiosas peças pertencentes ao Museu do Ouro, em Bogotá, é o carro-chefe das mostras no primeiro semestre. "Faz três anos que estamos planejando a exposição. Peças que nunca saíram da Colômbia devem criar um grande impacto aqui quando exibidas", avalia Araujo.
O museu tem em sua programação ainda grandes mostras da Coleção Cisneros, baseada em Caracas, e uma individual dedicada ao mexicano Felipe Ehrenberg -essa na Estação Pinacoteca, no antigo prédio do Deops, órgão de repressão política do regime militar, ao lado da Sala São Paulo.
A Estação vai sediar uma retrospectiva de Andy Warhol com cerca de 150 obras do artista pop norte-americano, com abertura em fevereiro.
De brasileiros, o espaço abrigará exposições de Elizabeth Jobim, Cassio Michalany, Mônica Nador e Carmela Gross.
Tradicional exibidora de artes gráficas, a Estação reunirá uma série de gravuras de Valdir Sarubbi (1939-2000).
Araujo diz que o projeto do anexo da Pinacoteca, que será construído onde hoje fica a Escola Estadual Prudente de Moraes, no parque da Luz, estará pronto no ano que vem. O diretor calcula que até 2012 o novo prédio esteja pronto.


Texto Anterior: Coleção Folha destaca Pinacoteca
Próximo Texto: Bia Abramo: Mulheres negras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.