São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clarinetista Benny Goodman é tema do próximo volume da Coleção Folha

Músico liderou big band na Era do Swing e, mais tarde, enveredou pelo erudito

DA REPORTAGEM LOCAL

Branco, ele abriu caminho para os negros na música americana, foi um craque do jazz e da música clássica e liderou uma das principais big bands da era do swing. O clarinetista Benny Goodman é o tema do volume 9 da Coleção Folha Clássicos do Jazz, nas bancas no domingo que vem.
"O que ele fez naqueles dias -e eram dias difíceis, em 1937- tornou possível para os negros terem chance no beisebol e outros campos", disse o vibrafonista negro Lionel Hampton, que tocou com Goodman em um quarteto formado ainda pelo pianista Teddy Wilson (também negro) e pelo baterista branco Gene Krupa.
Em uma época em que os EUA estavam marcados pela segregação racial (as leis de Jim Cross, que vigoraram entre 1876 e 1965 em Estados do Sul do país, exigiam a separação de negros e brancos em lugares públicos), o clarinetista, nono filho dos 12 de imigrantes judeus de Chicago, tomava uma atitude corajosa e pioneira, ao mesmo tempo em que fazia o país dançar, com uma big band que tinha um estilo ligeiro e contagiante.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as big bands saíram de moda, mas Benny Goodman (1909-1986) se adaptou, dividindo sua criatividade entre o jazz e a música clássica. Aos 40 anos, começou a estudar clarinete erudito e logo se tornou, também, um nome de destaque nessa área, tendo gravado obras de Mozart, Brahms e Debussy e encomendado peças a Bela Bartok e Aaron Copland.
No cinema, fez uma aparição em "Sweet and Low Down" (1944) e foi interpretado por Steve Allen em "The Benny Goodman Story" (1955), filme que, como acontecia nas cinebiografias daqueles tempos, contava a história de sua vida sem grande compromisso com a realidade factual; o que interessava era a música, e essa estava lá, com o brilho de sempre.


Texto Anterior: "Bad boy", Pete Doherty lança livro controverso
Próximo Texto: Entrevista George Clooney: 'Sou inspirado pela urgência'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.