São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

20ª Mostra do Audiovisual Paulista exibe 225 trabalhos até domingo

Vídeos de Helena Ignez e Esmir Filho são destaques do evento, que abre amanhã ao público

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Mostra do Audiovisual Paulista, que começa amanhã, parece um vale-tudo, em que são exibidos 225 trabalhos, entre documentários, ficções, "making ofs" e publicidades, filmados nos mais diversos formatos, da película à captação por celulares. Longe do jargão desgastado da "diversidade", a iniciativa -que chega à sua 20ª edição- é uma chance aos realizadores que sofrem por um espaço de exibição. Serão 18 locais, entre eles MIS e CCSP.
A quantidade caudalosa de títulos exibidos até o próximo domingo pode ser facilmente filtrada pelo espectador. Ele pode seguir por dois caminhos.
O norte, com trabalhos de qualidade certa, como o documentário de Helena Ignez, "A Miss e o Dinossauro 2005 - Bastidores da Belair", sobre a célebre produtora que durou cinco meses. Ignez utiliza material de época filmado em super-8 por Ivan Cardoso e os ilumina com a mesma música utilizada naqueles longas, e recria, 36 anos depois, aquela rica experiência.
Ou o sul, caminho mais cheio de riscos, como "Alguma Coisa Assim", de Esmir Filho, premiado como melhor roteiro de curta no Festival de Cannes 2006, mas que comprova que só imagens e direção podem fazer um bom filme. E, também, que o trunfo da obra-sensação do YouTube, "Tapa na Pantera", é Maria Alice Vergueiro.
Outro caminho é mergulhar no oceano de formatos e assistir a um pouco de tudo, das videoartes à programação musical feita pela periferia. Esta última é uma seleção especial da mostra para celebrar suas duas décadas de existência.


Texto Anterior: Crítica/"Primeira Pessoa": Arte vira entretenimento no Itaú Cultural
Próximo Texto: Animação: Nick traz novos episódios de "Avatar"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.