São Paulo, terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário/"Julie & Julia"

Site parte de idéia genial e faz de Julie cozinheira e escritora

NINA HORTA
COLUNISTA DA FOLHA

Este livro, "Julia & Julie", para começar me deu uma inveja umbilical. A idéia é extraordinariamente boa. Julie Powell resolveu fazer um blog tendo nas mãos o livro de receitas de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking", um calhamaço onde a famosa escritora ensina os americanos a cozinhar como os franceses. E fazendo receita por receita, com comentários. Digam a verdade, não é uma idéia genial para um blog? E o blog virou livro.
Bom, ficamos sabendo das vicissitudes e vitórias, tudo misturado à própria vida da blogueira, seu marido e seus amigos e alguma coisa da vida de Julia Child. Para saber mesmo quem era Julia Child, leitores, há a introdução inteligente de Rita Lobo e há biografias dela.
Mas, quem nos interessa aqui é a blogueira, na sua quitinete nova-iorquina. Não chegou a conhecer a Julia Child.
Em compensação ficou conhecida e amada por todos os "bleaders" (leitores de blogs) e ganhou o prêmio Blooker de livro sobre blogs de 2006.
É mesmo uma idéia sensacional misturar essas duas vidas, aprender a cozinhar compartilhando com os leitores e se tornar famosa. Parece que o livro vai se transformar num filme, e Meryl Streep fará o papel de Julia Child, com quem não se parece nem um tostão, mas vá saber como fazem estes "castings"... Aliás, no livro ela comparece pouco, só com receitas de fígado e tutano e rins e outras esquisitices, que nos fazem pensar muito na diferença das modas de comida de uma década para outra, e se a blogueira realmente começou a gostar de cozinhar comida francesa.
Depois que pára de falar com muitos palavrões sobre seus problemas na cozinha infame, a leitura começa a ficar mais amena e madura, sente-se a boa escritora por baixo, contando a vida que veio depois do sucesso do "projeto", como chamavam aquela cozinhação infernal. Reparem na entrevista. É uma mulher inteligente e serena e não a maluca que se mostra com seu fogão reles, canos entupidos e marido de bom gênio.
Dizem que o roteiro será de Nora Ephron que escreveu "Heartburn", um dos melhores livrinhos comida-confusão que conheço.
Atualmente acredito muito numa cozinheira de um só livro, que foi o que fez a Julie. Um livro só, sem voracidade.
Basta. E o que virou, afinal? Escritora ou chef? As duas coisas, com certeza. E um exemplo.
Mãos ao livro único e seremos todas chefs...


JULIE & JULIA
Autora:
Julie Powell
Lançamento: Conrad
Quanto: R$ 40, em média (342 págs.)


Texto Anterior: Projeto culinário vira blog de sucesso
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.