São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Coleção traz Jelinek e Eliade

Até então especializada em livros sobre automóveis, saúde e nutrição, a editoria Alaúde avança agora com força na área de humanas. Ela acaba de contratar a publicação de "A Professora de Piano", da Prêmio Nobel de Literatura de 2004, Elfriede Jelinek, 64. O romance, um dos primeiros a inaugurar o selo Tordesilhas, será o primeiro da autora austríaca a sair no Brasil. Outra boa surpresa é "Senhora Cristina", novela vampiresca escrita em 1936 pelo romeno Mircea Eliade -um dos mais famosos estudiosos de religião no século 20- e vertida do original por Fernando Klabin.

SAI OBRA PIONEIRA SOBRE FOME
Outro lançamento da editora, já na área de literatura brasileira e também para os primeiros meses de 2011, será "A Fome - Cenas da Seca do Ceará", escrito pelo baiano Rodolfo Teófilo. Publicado em 1890, trata-se de um dos primeiros romances a falar do tema na literatura, juntamente com "A Fome", do Nobel norueguês Knut Hamsun (1859-1952). Curiosamente, o livro de Hamsun foi lançado no mesmo ano.
Fixado e anotado por Waldemar Rodrigues Pereira Filho, a publicação é resultado de uma tese de doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (SP), sob orientação de Alcir Pécora.

Sang Tan/Associated Press
ALÉM DO CRASH
Em "Beyond the Crash" (Simon & Schuster), o ex-premiê britânico Gordon Brown faz um balanço da crise que assolou o mundo em 2008-9

Bienal for export
A Cosac Naify fechou acordo com a principal distribuidora de livros de arte do mundo, a Distributed Art Publishers. O primeiro resultado da parceria será a distribuição de "Numa Dada Situação", de Francis Alys. O ponto inicial do livro, bilíngue, é a obra que o belga tem na 29ª Bienal de Arte de SP.

O outro Dickens
Acaba de sair "The Other Dickens" (Cornell), de Lillian Nayder, que conta a vida de um dos maiores romancistas ingleses do ponto de vista de sua mulher, Catherine. Expulsa de casa pelo marido, acusando-a de ter problemas mentais, ela é material de estudo para o papel da mulher na sociedade vitoriana.

Velha e boa memória
Escrito pela editora da ciência do "New York Times", "O Melhor Cérebro da Sua Vida", de Barbara Strauch, sai aqui no começo de 2011. Best-seller nos EUA, o livro vai na contramão do senso comum e defende que o órgão fica melhor à medida que envelhece. Citando pesquisas recentes, Strauch mostra como o cérebro de meia idade faz melhores julgamentos e é mais criativo.
A escrita dos EUA
Obra de referência inescapável sobre o romance norte-americano, a "Cambridge History of the American Novel", editado por Leonard Cassuto, ganha edição nova e bem maior. Do século 18 ao 21, nada lhe escapa: ecorromances, direitos civis, "graphic novels", romances de fronteira, americano-asiáticos e, no final, um debate alentado sobre qual será o futuro da narrativa do país.


Texto Anterior: Crítica/Contos: Dualidade feminina mantém vivo o interesse por Atwood
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.