São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERDIDO NA NOITE

Até as 18h15 de ontem, ninguém sabia dizer o paradeiro de Axl Rose, que deveria ter chegado pela manhã. Tommy Stinson, Brian "Brain" Mantia e Del James (amigo de Axl que o acompanha desde 1985) desembarcaram conforme o previsto e saíram à tarde para passear no Rio. Nada do líder. E, mesmo antes de chegar, o vocalista do Guns N" Roses teria pedido que o hotel bloqueasse as chamadas para seu quarto para não ser incomodado. Outra exigência foi uma geladeira em vez do frigobar.

EMBAIXADORES DO ROCK
"Se eu cantasse para 250 mil pessoas, todas iriam embora", disse Ronaldinho. Embaixador do evento -com Xuxa e outros-, ele pretende ir à estréia e à "noite da garotada", no dia 18. Xuxa não sabe ainda a que shows vai assistir. Questionada se tocava algum instrumento, disse: "Não toco nem canto, só vendo discos".

O NOBEL DA PAZ DE 96
José Ramos Horta criticou ontem, em entrevista no Rio, o apoio que o Brasil tem dado ao Timor Leste. Ao lado de Gilberto Gil, que toca hoje, disse que "o apoio ainda é modesto para as dimensões do país". Ele disse ter aceito vir pela vinculação do festival a causas sociais. "Se fosse algo do tipo Woodstock, eu não viria."

FINLANDESES AO SOL

Bouzouki. Kantele. Karelia. Os dez finlandeses do grupo Värttinä, que se apresenta hoje e amanhã na Tenda Raízes do Rock in Rio, pretendem tornar esses nomes -assim como as tradições musicais de seu país- um pouco mais conhecidos dos brasileiros. Explicando: kantele e bouzouki são dois dos instrumentos de corda tradicionais usados pela banda. O primeiro, o instrumento típico da Finlândia; o segundo, de origem grega, mas com presença maciça nas tradições musicais irlandesas. Karelia é o nome da região sudeste da Finlândia, na fronteira com a Rússia, e cujas tradições culturais inspiraram a criação do Värttinä -palavra que significa roca. "Começamos em 1983 lendo poemas como uma forma de manter nossa tradição oral", explica Kirski Kähkönen, uma das cinco vocalistas do grupo e uma de suas fundadoras. A música foi chegando aos poucos, unindo-se aos poemas. Com novos músicos, o Värttinä acrescentou ao seu repertório composições próprias. Para o Rock in Rio, o grupo preparou "uma espécie de "greatest hits'", diz Pekka Lehti, baixista. No Rio, também tocarão músicas de seu mais recente trabalho, "Ilmatar" (algo como "Deusa do Ar").

MEIO FERIADO

O governador do Rio, Anthony Garotinho (sem partido), justificou o decreto reduzindo o expediente nas repartições públicas estaduais: "É um ato de congraçamento, sob o significativo lema "Por um mundo melhor'". Com isso, os funcionários poderão sair ao meio-dia e assistir à abertura do festival. Ele ainda acrescentou que o festival tem repercussão internacional e é importante para a indústria fonográfica nacional.


Texto Anterior: Abertura terá três minutos de silêncio às 19h
Próximo Texto: Televisão e Internet consolam quem fica em casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.