São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

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NOVA ONDA carioca

Fashion Rio começa no domingo e aposta em grifes que revigoram a moda local e já são hype no país

Vicente de Paulo/Folha Imagem
Da esq. para a dir., Gustavo e Felipe, da grife masculina Chiaro, e Fernando e Rony, da Reserva


VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova geração de grifes está injetando frescor e novidade na moda produzida no Rio. Resgatando o jeito cool e descontraído dos moradores da cidade, o hype dessas marcas já chegou a São Paulo e está começando a trilhar o caminho de sucesso de outras grifes com DNA carioca, como a Osklen, que já tem lojas em Portugal, na Suíça e na Itália.
Os principais nomes desse grupo de talentos estarão na passarela do Fashion Rio, que comemora cinco anos e inicia no próximo domingo sua edição outono-inverno 2007.
As grifes masculinas Reserva e Chiaro são duas representantes de peso dessa turma. Depois de roubar a cena na última edição de verão, as marcas logo pularam da seção "Novos Designers" para o line-up oficial.
Com pontos-de-venda recém-inaugurados em São Paulo, essas marcas estão entre os destaques da nova onda carioca. "Está surgindo um movimento de moda no Rio, parecido com o que aconteceu nos anos 80. Tivemos duas décadas de mesmice e, enfim, apareceu algo que recupera o lado mais legal e despretensioso do nosso "lifestyle'", afirma Rony Meisler, 25, da marca Reserva.
A grife, que tem como sócios Fernando Sigal, 25, e Diogo Mariani, 29, escolheu como tema uma das músicas do ultracarioca Lulu Santos.
Para Gustavo Machado, 30, e Felipe Fonseca, 44, estilistas da Chiaro, o segredo do sucesso dessa geração está na combinação da ousadia com investimento. "Existe um grupo de designers lançado no Fashion Rio que não tem medo de errar. Além disso, houve uma retomada de investimentos no Rio, o que viabiliza o lado empresarial da moda", diz Fonseca.
Outro destaque entre os novos estilistas é Layana Thomaz, 30, um dos nomes mais promissores do Rio. "A autenticidade e a coragem de colocar a cara a tapa fazem a diferença", diz a designer. Adorada pelas modernetes, Layana também aposta na irreverência carioca como um de seus diferenciais. "Despretensão e ironia são elementos essenciais desse estilo de viver que o Rio exporta."
De olho no desejo de consumo despertado pela nova febre, até mesmo grifes maiores, como a Cantão, resolveram investir no Rio como tema. O inverno da marca será inspirado pelas garotas cariocas, e terá cenário com imagens da cidade assinadas pela fotógrafa e diretora de arte Mari Stockler.
Desde 1992 no mercado carioca, mas novata no Fashion Rio, a estilista Eliza Conde, que faz sua estréia no evento nesta temporada, também tem sua teoria sobre o estouro dessa "new wave". "Quando há um desejo de leveza, cor e descontração, o Rio surge com tudo."


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