São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

Matinês, Roberto Carlos, Keane

Bandas "adultas" estão investindo em shows para crianças e adolescentes; livro sobre RC não credita fonte

DIZEM QUE é efeito colateral de sites como MySpace e Bebo.
Não é novidade que a queda da vendagem de CDs provocou um maior investimento das bandas em shows. Mas descobriu-se um nicho aparentemente subvalorizado para os artistas "adultos": o das crianças e adolescentes.
Na Inglaterra, por exemplo, há a empresa All Age Concerts (concertos pra todas as idades), que promove apresentações de bandas boas como Good Shoes e Vincent Vincent and the Villains em eventos abertos para fãs de, em média, 14 anos. Teve show do Klaxons com garotos de 10 anos pulando e empunhando tubinhos fluorescentes...
"As crianças estão on-line, comentando essas bandas, ouvindo suas músicas, e esses eventos são uma chance que elas possam ver seus ídolos ao vivo", disse o presidente da All Age Concerts, Blaise Bellville.
"Os fãs mais dedicados e apaixonados têm menos de 18 anos. As pessoas da indústria musical estão começando a notar isso."
Nos Estados Unidos, há fenômeno semelhante acontecendo com as bandas "adultas". Há até um selo, o Baby Rock, especializado em versões para ninar de músicas de gente como Radiohead, Nirvana, Pink Floyd e Tool, tema de reportagem do "New York Times". Um de seus principais discos é "Rockabye Baby!
Lullaby Renditions of The Cure".
Com criança não se brinca.

 

O livro "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo, traça extenso panorama da vida do Rei.
Mas há uma falha no mínimo chata: a obra utiliza trechos de matérias da "Bizz" sem dar o devido crédito à revista. Um dos textos é "A 200 Km por Hora", publicado em 2000, escrito por Ricardo Alexandre, hoje editor da "Bizz". O outro é um "entrevistão" de RC feito em 1988.
Por telefone, Araújo confirma que usou a "Bizz" como fonte e diz que houve falha na lista bibliográfica. Ele afirma que corrigirá o erro numa próxima edição do livro.
 

O Keane, banda que por causa de suas melodias açucaradas é sempre comparada a Coldplay e Travis, fará dois shows no Brasil. No dia 17 de abril, em São Paulo, no Credicard Hall, e em 20/4, no Rio de Janeiro.

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Música: Harper retorna ao Brasil para tocar, cantar e pegar onda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.