UOL


São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Volks paga até estúdio móvel da Globo

João Miguel Jr./TV Globo
Gravação da série "Carga Pesada" com o estúdio móvel Proteus


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Vitrine da linha de caminhões da Volkswagen, "Carga Pesada", que volta ao ar no dia 29, terá mais do que o patrocínio da montadora. A empresa está cedendo dublês, pilotos, três caminhões e até um estúdio móvel criado exclusivamente para a série.

Batizado de Proteus, o estúdio móvel foi encomendado pela Globo e desenvolvido e pago pela Volkswagen Caminhões. Custou cerca de R$ 150 mil e serve para dar maior segurança e realismo às gravações externas. Foi montado sobre um chassi de ônibus.

Na parte frontal, tem um cockpit, onde fica o verdadeiro motorista. No centro, há uma cabine do modelo Titan, onde ficam os atores. A cabine é rodeada por um trilho, onde os câmeras se movimentam _na primeira versão, os cinegrafistas gravavam amarrados à porta do caminhão em movimento. O Proteus tem ainda um baú de alumínio, onde ficam os diretores, que editam na hora as imagens captadas pelos câmeras.

O estúdio móvel também permite maior conforto aos atores, que não mais precisam dirigir o caminhão _apenas simular. A Volks não revela quanto investiu em "Carga Pesada", mas admite que a série é seu maior investimento de marketing em TV no ano. Com o programa, quer mostrar que não fabrica só carros. O seriado terá quatro episódios e, se emplacar no Ibope, mais oito no segundo semestre. E pode virar programa fixo em 2004.


OUTRO CANAL

Argamassa
O Grupo Carlos Massa (nome da holding do apresentador Ratinho, do SBT), já presente no mercado de rações para animais, está investindo agora em materiais para construção. Em maio, lança o produto Cola Mais.

Sangue 1
Apesar da gritaria de José Luiz Datena, o "Cidade Alerta" (Record) venceu a Band anteontem por apenas dois pontos, 8 a 6, entre 17h29 e 19h30. O "Brasil Urgente" (18h/19h39), no entanto, chegou a ficar atrás da Rede TV! e perdeu por 9 a 6 da Record.

Sangue 2
Ao lado de uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, José Luiz Datena ("Brasil Urgente") acusou a Record de "picaretagem jornalística", por mostrar o suicídio de um PM. A Band também tinha as imagens, mas não as exibiu. A Record diz que "respeitou os limites éticos" _não mostrou o momento da morte.

Mega
Todas as redes vão exibir amanhã seis comerciais ao vivo, entre 19h e 23h, do lançamento da operadora de celular Vivo. Na Record, o garoto-propaganda será Otaviano Costa. Na Band, Sabrina Parlatore e Otávio Mesquita; no SBT, Babi; na Rede TV!, Amaury Jr. e na Globo, Luciano Huck e Cissa Guimarães. A operação é inédita.

Oficial
A secretária estadual de Cultura é a entrevista de Antônio Abujamra no "Provocações" de amanhã (TV Cultura, 22h).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes e TV paga: A Itália já não sonha de olhos abertos
Próximo Texto: José Simão: Bagdá Urgente! Saddam está Al Quebrado!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.