São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Gianne Carvalho/TV Globo
DIAS DE CHUMBO Luiz Carlos Vasconcelos (o motorista Sebastião) segura vestido de Josefa (Marília Gabriela) em cena de "Senhora do Destino", próxima novela das 21h, ambientada em 1968

Band suspende Kajuru por uma semana

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O polêmico jornalista Jorge Kajuru foi suspenso pela Band por uma semana. Kajuru, que apresentou a edição das 12h do "Esporte Total" na segunda, já ficou de fora da versão noturna do programa (20h) no mesmo dia.
Ele foi substituído por Fernando Nardini. No momento em que o "Esporte Total 2ª Edição" ia ao ar, Kajuru estava reunido com a diretora Marlene Mattos.
A Folha apurou que Kajuru foi suspenso porque discutiu em seu programa semanal, o "Show de Bola", no domingo, a lavagem de dinheiro no futebol. O principal alvo do programa foi o São Caetano, mas foram citados também o Santos e o Cruzeiro.
Durante o "Show de Bola", foi veiculado trecho do "Cartão Verde" (Cultura), da última quinta, em que Mário Sérgio, ex-técnico do São Caetano, afirmava que Saul Klein, um dos donos das Casas Bahia (maior anunciante da Band), "é um parceirão" do clube.
A Band, por meio de sua assessoria, afirma que "concedeu folga a Jorge Kajuru porque o apresentador vinha sistematicamente reclamando de cansaço e do excesso de exposição". Continua: "A ausência do apresentador até o próximo domingo não tem relação nenhuma com suposta pressão. A Band não mistura assuntos editoriais com comerciais".
As Casas Bahia, via assessoria, disseram que nenhum de seus "sócios ou diretores tem envolvimento com o São Caetano".

OUTRO CANAL

Bloqueador 1 A Casa Civil vai editar até o final de junho uma medida provisória adiando novamente a entrada em vigor, naquele mês, de lei de 2001 que obriga todos os televisores vendidos no país a ter um chip que bloqueia cenas de sexo e violência. A vigência da lei já foi adiada uma vez, também por MP, no final de 2001.

Bloqueador 2 Segundo a assessoria do ministro José Dirceu, a nova medida provisória será elaborada a partir de pareceres dos ministérios da Justiça e Comunicações. A idéia é que o texto não só determine uma nova data para o chip, mas também um calendário para a regulamentação do assunto.

Pressão 1 A Globo pediu, e o Ministério da Justiça cedeu. A nova novela das oito da emissora, "Senhora do Destino", que havia sido classificada como imprópria para menores de 14 anos (21h) foi reclassificada para exibição após as 20h (12 anos).

Pressão 2 Segundo o ministério, a Globo assinou termo se comprometendo a "manter o conteúdo rigorosamente dentro dos padrões do horário solicitado". Ou seja: nada de sexo e violência.

Sucesso O primeiro capítulo de "Cabocla" deu 40 pontos no Ibope da Grande SP. Foi a melhor estréia das últimas 15 novelas das seis, desde 1996. "Chocolate com Pimenta" estreou com 35.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Socorro! Clonaram o Maluf!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.