São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

O que o mundo anda procurando

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

A frase bíblica "Diga-me com quem andas e te direis quem és" está desde já modificada pela geração internet. O "com quem andas" foi substituído por "o que procuras", como ensina o Google Zeitgeist, ferramenta do talvez site mais famoso do mundo virtual que entrega o que os povos de várias partes do planeta estão querendo saber, achar, investigar, fuçar, se informar sobre no mundo livre da informação via web.
Você quer saber qual a palavra (ou termo) mais buscado no buscador do Google na última semana de abril, nos Estados Unidos? Sobre o que os brasileiros mais estavam interessados em saber em março e usaram o Google.com?
Se zeitgeist é a expressão alemã que significa "o espírito de uma época", então o espírito brasileiro era espelhado em uma novela chicana do SBT, febre infanto/adolescente. A palavra mais procurada no Brasil, via o líder mundial de buscas net, foi "rebelde".
O número 2 entre os assuntos vasculhados por brasileiros no Google Zeitgeist, no período, foi "Receita Federal", por causa do Imposto de Renda.
A marca japonesa Hello Kitty, hit feminino, é outra tendência cultural no Brasil, se levarmos a fundo o significado de zeitgeist.
A cantora Avril Lavigne e a macabra banda de metal Slipknot também estiveram tanto no imaginário (teen) brasileiro que resultaram em milhões de cliques na área de "search" do buscador .
"Carnaval" (em março?), "Palmeiras", "Corinthians" e "Copa do Mundo" foram alguns dos grandes interesses da nação.
Segundo o Google Zeitgeist, os americanos quiseram saber mais da NFL (liga de futebol americano) do que de assuntos relativos à Guerra do Iraque, que nem consta do Top 15 de procuras na última semana de abril.
No sexto lugar dos assuntos mais procurados nos EUA, consta o nome da loira Pamela Rogers, professora de educação física do Tennessee, hoje com 28 anos, que enfrenta as barras da Justiça por ter mantido relações sexuais com um menino de 13 anos, caso que virou escândalo no ano passado.
Olhando o ranking canadense de palavras procuradas, dá até para imaginar duas facetas do povo de lá, pelo menos dos que procuram na internet: tarados (para os homens) ou wanna-be (mulheres). Jessica Alba, Hilary Duff e Paris Hilton dominam o interesse no Canadá. Uma estrela pop para cada palavra tipo "Air Canada".
Quer saber do interesse do povo comum da China, França, Austrália, Rússia? Vai no www.google. com/press/zeitgeist .

Michael
Sabe o Michael, o gay mais famoso da Inglaterra em 2004/05, que, no fim, nunca foi gay? Aquele da música do Franz Ferdinand, que falava de um rapaz dançando com outro de modo muito sexy e deu no single "Michael", um dos maiores hits da banda escocesa...
Pois o Michael real agora é baterista de uma banda chamada 1990's, que primeiro sacudiu Glasgow no final do ano passado, depois a Escócia, e agora está chegando a Londres com um barulho dos diabos lançando seu primeiro single, "You Made Me Like It", no próximo dia 22.
A música já é, obviamente, hit no My Space (www.myspace.com/1990sband). Fãs de carteirinha, vistos em show recente do trio: os próprios Franzs, os caras do Teenage Fanclub e integrantes do Mogwai.
O mais engraçado de tudo é que, muito breve, ouvi dizer, o 1990's chega para shows no Brasil.

@ - lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: A utopia do cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.