São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Cantoras do Rádio"

Pesquisa fraca prejudica documentário

MARCUS PRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Cantoras do Rádio", documentário de Gil Baroni e Marcos Avellar que joga luz na fatia mais popular da música produzida no país a partir dos anos 1930, estreou ontem em uma única sala, em um único horário. O pouco caso parece confirmar uma das frases ditas por Chico Anysio a certa altura dos 85 minutos de projeção: "No Brasil, o passado ofende, o passado incomoda".
Pode haver mesmo um pouco disso, mas o filme também padece de problemas estruturais. Além das memórias das quatro protagonistas -as veteranas Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcante-, foram poucas as fontes ouvidas para dar sustentação ao roteiro.
A lista de entrevistados não vai muito além de Chico Anysio, Marlene -também ela uma estrela da era do rádio, mas que não atua no filme com as outras quatro cantoras- e dos pesquisadores Ricardo Cravo Albin e Rodrigo Faour.
Artistas que de fato viveram o período retratado, Miltinho, Tito Madi, Ademilde Fonseca e Bob Nelson passam rápido demais pela história e nem chegam a contribuir com informações significativas.
Assim, o grande trunfo de "Cantoras do Rádio" se concentra no carisma irresistível de suas personagens centrais. Mesmo que as histórias de vida relatadas por elas não cheguem a dar a dimensão do que foram os tempos vividos nos palcos e corredores da Rádio Nacional, é impossível não ficar apaixonado por suas personalidades.
Com idades que variam entre os 70 e 80 anos, Carmélia, Carmilha, Ellen e Violeta mantêm suas vozes na ativa -como comprovam nos números musicais do filme. E, mais que tudo isso, ainda têm uma grande história para contar.


CANTORAS DO RÁDIO
Direção: Gil Baroni e Marcos Avellar
Produção: Brasil, 2008
Onde: Frei Caneca Unibanco Arteplex 4, às 18h
Classificação: 12 anos
Avaliação: regular





Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.