São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

A terceira via do Brasil

O Brasil não é mais um emergente, mas sim "uma potência geopolítica de primeira grandeza", afirmou à Folha o professor de direito internacional da Universidade de Londres Oscar Guardiola-Rivera. Para ele, que lançou nesta semana no Reino Unido "What If Latin America Ruled the World?" (e se a América Latina desse as cartas no mundo?, Bloomsbury), há uma percepção de que o país "está criando uma terceira via", ao conseguir vender uma imagem de "confiável e honesto". A ameaça, argumenta, é o esfacelamento político da América Latina.

OS DEMÔNIOS DE EAGLETON
O crítico britânico Terry Eagleton, que estará no Brasil em agosto para participar da Flip, acaba de publicar "On Evil" (sobre o mal, Yale University Press) - ainda sem previsão de lançamento por aqui. Lançando mão de literatura, teologia e psicanálise, o professor da Universidade Nacional da Irlanda defende que o demoníaco é um fenômeno palpável até hoje - e não apenas uma peça do imaginário medieval. Transita de santo Agostinho, Shakespeare e Thomas Mann ao Holocausto e ao alcoolismo para investigar como os processos de destruição e autodestruição estão entranhados nas sociedades contemporâneas.

O MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO
A Phaidon anunciou para outubro o lançamento de "Noma -Time & Place in Nordic Cuisine" coma vida e as receitas do aclamado chef René Redzepi, do Noma (Copenhague)

O INGLÊS APESAR DOS INGLESES
O livro "Globish" (Viking), do escritor e jornalista do "Guardian" Robert McCrum, rastreia como o inglês se tornou uma língua universal que está se voltando contra as fronteiras do antigo império britânico e dos Estados Unidos. Adotando um ponto de vista nitidamente pós-colonial, McCrum diz que o inglês está se tornando uma entidade autônoma e muito mais funcional do que a utilizada nos países-matriz - gramática e semanticamente mais sofisticada. Ele relata como, em reuniões de negócios em países asiáticos, empresários já demonstram clara resistência ao inglês falado por nativos anglófonos.

África por dentro A Martins Fontes anunciou para setembro a vinda ao Brasil do intelectual camaronês Célestin Monga, que chegou a ficar detido após criticar o presidente do país. A editora está lançando nesta semana seu livro "Niilismo e Negritude" (200 págs., R$ 39,80), que trata de diferentes aspectos do continente africano, como estética musical, religiosidade, gastronomia e usos do corpo.

Literatura e cinema Professor de cinema na Universidade de Nova York, o crítico norte-americano Robert Stam dará palestra gratuita na Universidade Federal Fluminense. Especialista em nouvelle vague e autor de livros como "A Literatura através do Cinema" (ed. UFMG) -tema de sua apresentação-, ele irá falar na terça-feira, às 9h30. Informações pelo e-mail pgletras@vm.uff.br


Texto Anterior: Crítica/Reportagem: Viagem de Callado ao Xingu origina relato sensacional
Próximo Texto: Ficção/Não ficção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.