São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silvio de Abreu quer criar jogo on-line de "Passione"

Para driblar queda de ibope na TV, Globo investe em conteúdo para o site

"Estou gostando muito dessa experiência", diz o veterano autor à Folha, sobre a criação de textos dirigidos a internautas


LAURA MATTOS
DE SÃO PAULO

Fernanda Montenegro desabafa para a câmera: "Não sabia que a grande alegria de saber meu filho vivo iria se transformar em processos, tribunais. Isso acaba comigo. Tenho esperança de harmonizar tudo com o sentimento. Será que vou conseguir?".
Ela encarna Bete Gouveia, a heroína de "Passione", novela das oito da Globo. Seu confidente não é o telespectador, mas o internauta.
A trama de Silvio de Abreu, 67, é a primeira a desenvolver conteúdo exclusivo para o site, antes restrito a reproduzir os capítulos veiculados pela televisão.
O investimento na internet é considerado imprescindível pela Globo, especialmente diante da queda de audiência do horário nobre.
"Passione", avaliada pela casa como uma trama bem construída, com boa repercussão, tem em sua melhor média 35 pontos (Ibope da Grande SP, onde cada ponto equivale a 60 mil domicílios).
É muito pouco diante de "Senhora do Destino" (2004/05), que registra o melhor desempenho desta década, com média de 50,4.
Já na internet, o desempenho de "Passione" é visto como satisfatório pela Globo.
De acordo com a emissora, o site recebe uma média de 465 mil visitas diariamente. A fim de alavancar esse número, agora os atores gravam textos exclusivamente redigidos para a internet, olhando para a câmera.
É uma forma de "tornar mais íntima a relação do personagem com o público do site", diz Luiz Henrique Rios, diretor-geral de "Passione".

PSICOLOGIA
Abreu participa da elaboração desses textos. "Estou gostando muito dessa nova experiência. Falar dos personagens em outro contexto, expondo melhor a sua psicologia, é muito bom para que o público os conheça melhor e eu me aprofunde neles", afirmou o autor à Folha.
O novelista contou estar estudando a criação de um jogo da novela para os internautas. Ele também não descarta utilizar as ferramentas do site na trama televisiva.
"Nós estamos avaliando a viabilidade disso", falou.
Sobre a possibilidade de fazer websódios (episódios curtos para a internet), o diretor-geral da novela fez mistério: "Estamos na primeira parte de um projeto que durará quase um ano. Muitas coisas novas acontecerão".
Por enquanto, são produzidos, segundo ele, 12 vídeos exclusivos por semana e um trailer por dia, com cenas do próximo capítulo.
Aos domingos, o site traz um resumo da semana.

TENTATIVAS
A Globo vem incentivando que seu profissionais busquem formas de conexão entre as mídias. "Viver a Vida", anterior à "Passione", relacionou a história exibida na televisão com a internet ao criou um blog para Luciana, a tetraplégica interpretada por Alinne Moraes.
Os internautas se comunicavam com a personagem como se ela fosse real, lhe dando conselhos e desejando boa sorte.


Texto Anterior: Crítica/Futebol: Lançamentos reforçam mitologia de Pelé
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.