São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

Manifesta exibe jovens artistas

do enviado a Veneza

A 48ª Bienal de Veneza já marcou um compromisso para o ano 2000. Trata-se da terceira edição da bienal européia Manifesta, evento que acontecerá em Liubliana, na Eslovênia, entre 23 de junho e 24 de setembro do próximo ano.
Além de jovem, a Manifesta é uma mostra para jovens artistas (principalmente aqueles localizados fora dos grandes eixos culturais do continente). Ela acontece a cada dois anos em uma cidade diferente (Roterdã, na Holanda, abrigou a primeira edição, e Luxemburgo, a segunda).
O evento será curado por Francesco Bonami (Itália/EUA), Ole Bouman (Holanda), Maria Hlavajova (Eslovênia) e Kathrin Rhomberg (Áustria).
A coordenação é de Igor Zabel, do Museu de Arte Moderna de Liubliana, que justificou a escolha da cidade pelos novos movimentos culturais que abriga, na área de literatura, cinema, teatro e filosofia, além de artes plásticas.
Disse ainda que o evento pretende discutir como se reestruturara a cultura européia depois da dissolução dos blocos do leste e do oeste.
"Nossa preocupação é com a história e queremos contextualizá-la. As questões são européias, mas não são apenas nossas, pois são históricas e não apenas culturais", disse o curador holandês Ole Bouman. A lista de artistas selecionados deve ser anunciada no início do ano que vem. (CF)


Texto Anterior: Artes Plásticas: Veneza premia Bourgeois e Bruce Nauman
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.