São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galerista vira diretor de museu e causa polêmica

DE LOS ANGELES

Jeffrey Deitch foi o assunto do ano no circuito artístico ao ser o primeiro grande "art dealer" a ser convidado a dirigir um importante museu nos Estados Unidos.
A notícia veio em janeiro, e Deitch tomou posse no mês passado como diretor do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, também conhecido como Moca. Sua primeira exposição é a de Dennis Hopper.
Como parte do novo trabalho, Deitch fechou sua galeria em Nova York, a Deitch Projects, fundada há 14 anos e representante exclusiva de Keith Haring.
Ele também concordou em encerrar suas atividades como "art dealer" (compra e venda de trabalhos de arte para colecionadores do mundo todo) e vender algumas obras de sua coleção para evitar conflitos de interesse.
A Deitch Projects era uma das mais badaladas galerias nova-iorquinas, que abriu suas portas para bandas como Fischerspooner e artistas pioneiros da street art como Barry McGee e Shepard Fairey. Foi também a primeira no mundo a representar os brasileiros osgemeos.
Deitch, 57, dirige um dos melhores museus de arte contemporânea do mundo, mas que quase encerrou suas atividades em 2008 por problemas de gerenciamento orçamentário. O público caiu de 213 mil naquele ano para 148 mil em 2009.
Antes da mostra de Hopper, o primeiro evento no museu sob sua direção foi a gravação da novela "General Hospital" (hospital geral), com o ator James Franco.
O diretor fez até uma ponta como ele mesmo numa exposição fictícia. (FE)


Texto Anterior: O olhar de Dennis Hopper
Próximo Texto: Direito autoral divide artistas e MinC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.