São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIOVISUAL

Item controla as TVs

Gil propõe retirar artigo polêmico de seu projeto

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, decidiu propor a retirada do mais polêmico ponto do projeto de lei que cria a Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual) -o artigo 43, que confere à agência o poder de "dispor sobre a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação" das TVs.
"Queremos eliminar um foco de mal-entendidos e começar a discussão em bom tom", diz o secretário-executivo do ministério, Juca Ferreira, explicando a decisão de Gil.
Desde que o projeto do ministério vazou pelo site "PayTV", na segunda passada, o artigo 43 foi criticado por seu suposto caráter dirigista e intervencionista e por abrir caminho à censura da programação das TVs.
Apesar das críticas, o MinC decidiu manter o artigo 43 no documento entregue oficialmente, no fim da semana, aos membros do Conselho Superior de Cinema, que terão dois meses para avaliar e propor alterações no projeto, antes que ele seja enviado ao Congresso. O texto tem, no total, 141 artigos, em 43 páginas, e 16 páginas de "exposição de motivos".
O ministro apresentará oficialmente a proposta de retirada do artigo 43 na próxima reunião do conselho, formado por nove ministros e nove representantes da sociedade civil. O encontro ainda não tem data definida. Mas os conselheiros civis, que são profissionais das áreas de cinema e de TV, devem ter reunião com equipe do Ministério da Cultura após o encerramento do 32º Festival de Gramado (16/8 a 21/8).
O MinC também decidiu disponibilizar em seu site (www.cultura.gov.br) o texto integral do projeto de lei, com espaço para os internautas fazerem comentários e propostas. A divulgação no site do ministério estava prevista para ocorrer a partir de hoje. Com essa medida, o ministério pretende mostrar que está "aberto a todos os canais, para uma reflexão madura", como afirma Ferreira.


Texto Anterior: Erudito: Orquestra dinamarquesa faz concertos no Brasil
Próximo Texto: Teatro: Brook desconstrói estereótipos africanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.