São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Contei uma história que eu vivi", diz Dhalia

DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta Heitor Dhalia, 39, confirma que "À Deriva" tem referências do filme neozelandês "Chuva de Verão", mas ressalta que "há outras tantas muito mais importantes", como as dos filmes "A Piscina" (1969), "Verão de 42" (1971), "Pauline na Praia" (1983) e "A Lula e a Baleia" (2005).
"Conheci o filme ["Chuva'] na época em que eu estava pesquisando [para fazer "À Deriva']. Mas não foi uma inspiração direta porque ["Chuva'] é um filme muito mais depressivo, um universo mais sórdido", disse Dhalia.
"Sinceramente, acho que os dois filmes têm semelhanças e diferenças. Depende para onde você quer olhar", afirmou.
Para ele, os personagens são "totalmente diferentes", com "curvas dramáticas totalmente diferentes" e "conclusões e conflitos totalmente diferentes".
O diretor pernambucano contou que escreveu o roteiro inspirado em sua própria infância, em parceria com a cineasta Vera Egito, ao final das filmagens de "O Cheiro do Ralo" (2006), seu segundo longa, após "Nina" (2004).
"A minha principal inspiração é a separação dos meus pais. Vivi exatamente isso quando eu tinha 12 anos, vivi numa praia por vinte anos. Foi daí a principal referência. [...] Não é um filme biográfico, mas foi um universo que eu vivi, entendeu?", disse. "Se a história é parecida com alguma outra, eu também não posso fazer nada."
Dhalia disse que não ficou sabendo da polêmica gerada pelas semelhanças, apenas que uma pessoa comentou a lembrança da obra estrangeira após uma exibição de "À Deriva".
"Não é um roteiro original. É a maneira como você faz que dá a diferença", disse. "Não é um filme que traz uma puta novidade, sabe? É um drama sobre separação visto do ponto de vista da adolescente. Há vários filmes assim", contou. "É só lembrar que, antes de "Hamlet" de Shakespeare, houve três versões da mesma história, por outros autores."
Para Dhalia, o debate sobre essas semelhanças é "meio ingênuo", mas que "pode até ser bom para o filme. Sei lá". (FE)


Texto Anterior: "À Deriva" ressoa "Chuva de Verão"
Próximo Texto: Comentário: Semelhanças indicam falhas do brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.