São Paulo, Quinta-feira, 12 de Agosto de 1999
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Globo se rende a "talentos" da concorrência



Incapaz de criar novos apresentadores, emissora se renova recrutando quatro nomes das rivais: Ana Maria Braga, Jô Soares, Serginho Groisman e Luciano Huck
da Reportagem Local


Preste atenção nesse quarteto: Luciano Huck, Ana Maria Braga, Serginho Groisman e Jô Soares, o novo time de apresentadores da Globo. O que isso representa?
1. A safra anterior apresenta sinais de desgaste.
2. Os quatro novos já têm seu público, mas devem multiplicá-lo com a transferência.
3. A Globo escolheu profissionais que, mais do que apresentar, concebem seus programas.
4. A Globo assume sua incapacidade de criar apresentadores.
5. A grade da emissora vai sofrer uma mudança considerável para abrigar os quatro.
6. A estratégia da Globo é recuperar a audiência perdida e enfraquecer a concorrência.

Para entender o primeiro ponto, basta pensar em Fausto Silva e Xuxa. Por muitos anos, foram líderes absolutos. Não são mais. Silva apanha frequentemente do SBT nas tardes de domingo. Seu "Domingão do Faustão" chegou a ocupar seis horas da grade dominical e hoje não passa de três.
Xuxa foi relegada às manhãs de sábado e domingo. Ali, a "rainha dos baixinhos" já foi vista perdendo do "Fantasia", de Carla Perez.
Até Angélica, contratada mais recentemente, anda suando para bater SBT e Record de manhã.
Ao deixar suas emissoras originais, esses três apresentadores não impressionavam pela audiência que conseguiam. Mas, quando chegaram à Globo, viraram logo líderes de audiência.
É isso -mais o talento de cada um- que faz supor que os quatro novos apresentadores em breve estarão com audiências bem maiores que as de agora.
Atualmente, os quatros somados perdem até de uma atração menor como a sessão "Vale a Pena Ver de Novo" -que atinge hoje uma média de 25 pontos com "O Rei do Gado" (cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).
Veja só: o "H", de Luciano Huck, alcança 3 pontos na Band. O "Programa Livre", de Serginho Groisman, no SBT, tem média de 6. O "Jô Soares Onze e Meia", também no SBT, roça os 7 de média, e o "Note & Anote" de Ana Maria Braga registrava, até março, na Record, cerca de 6 pontos. Unidos, chegam a 22 pontos.
Apesar dos baixos índices, esses programas têm seu público fiel. O de Groisman, por exemplo, venceu em 97 e 98 como o melhor programa de TV, segundo votação entre os leitores do Folhateen. Em 95, o apresentador fez com que o SBT se tornasse a emissora mais lembrada pelos teens (30%), segundo o Datafolha.
Mais: outra pesquisa, realizada no início deste ano, revelou que os apresentadores com maior empatia entre a audiência jovem são justamente Groisman, Huck e Zeca Camargo, nessa ordem.
Além disso, Ana Maria, Jô, Huck e Groisman possuem em comum o fato de terem desenvolvido o formato de seus programas. Não vão ao estúdio apenas apresentar uma atração planejada e escrita por outros.
A própria diretora-geral da Globo, Marluce Dias da Silva, andou se dizendo interessada não em meros apresentadores, mas em pessoas que contribuam para a criação de novos produtos.
Contratando os quatro, a Globo assume ainda que não tem capacidade de formar apresentadores. Historicamente, a emissora sempre deu prioridade ao jornalismo, à dramaturgia e à linha de shows -profissionais que as outras emissoras vão buscar na Globo.
O caso de Jô Soares é o melhor exemplo. Por anos, ele foi o comediante responsável por shows de grande sucesso na Globo. Mas apenas no SBT teve o espaço para apresentar seu programa de entrevistas. Agora, passados doze anos no concorrente, a Globo se rende ao "Jô Soares Onze e Meia".
As contratações, somadas aos muitos outros artistas e projetos que estão na lista de espera de aprovação, dão a idéia de que não haverá espaço para tanta gente e tanto programa na grade de 2000.
Para abrigar a todos, a Globo deve mexer em nichos intocáveis, como o bloco "custo zero", formado por "Video Show", "Vale a Pena Ver de Novo" e "Sessão da Tarde" -programas de custo muito baixo e reprises.
Assim, tenta recuperar a audiência perdida nos últimos anos e enfraquecer a concorrência, apesar de não assumir essa estratégia. Ao anunciar a contratação de Ana Maria, Huck, Groisman e Jô, a direção da emissora diz apenas que "faz parte da estratégia da Globo de ter sempre em seu casting os melhores talentos da televisão brasileira". (AL, FMC e IF)


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