|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Globo se rende a "talentos" da concorrência
Incapaz de criar novos apresentadores, emissora se renova recrutando quatro nomes das rivais: Ana Maria Braga, Jô Soares, Serginho Groisman e Luciano Huck
|
da Reportagem Local
Preste atenção nesse quarteto:
Luciano Huck, Ana Maria Braga,
Serginho Groisman e Jô Soares, o
novo time de apresentadores da
Globo. O que isso representa?
1. A safra anterior apresenta sinais de desgaste.
2. Os quatro novos já têm seu
público, mas devem multiplicá-lo
com a transferência.
3. A Globo escolheu profissionais que, mais do que apresentar,
concebem seus programas.
4. A Globo assume sua incapacidade de criar apresentadores.
5. A grade da emissora vai sofrer
uma mudança considerável para
abrigar os quatro.
6. A estratégia da Globo é recuperar a audiência perdida e enfraquecer a concorrência.
Para entender o primeiro ponto,
basta pensar em Fausto Silva e
Xuxa. Por muitos anos, foram líderes absolutos. Não são mais.
Silva apanha frequentemente do
SBT nas tardes de domingo. Seu
"Domingão do Faustão" chegou a
ocupar seis horas da grade dominical e hoje não passa de três.
Xuxa foi relegada às manhãs de
sábado e domingo. Ali, a "rainha
dos baixinhos" já foi vista perdendo do "Fantasia", de Carla Perez.
Até Angélica, contratada mais
recentemente, anda suando para
bater SBT e Record de manhã.
Ao deixar suas emissoras originais, esses três apresentadores
não impressionavam pela audiência que conseguiam. Mas,
quando chegaram à Globo, viraram logo líderes de audiência.
É isso -mais o talento de cada
um- que faz supor que os quatro
novos apresentadores em breve
estarão com audiências bem
maiores que as de agora.
Atualmente, os quatros somados perdem até de uma atração
menor como a sessão "Vale a Pena Ver de Novo" -que atinge hoje uma média de 25 pontos com
"O Rei do Gado" (cada ponto
equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).
Veja só: o "H", de Luciano
Huck, alcança 3 pontos na Band.
O "Programa Livre", de Serginho
Groisman, no SBT, tem média de
6. O "Jô Soares Onze e Meia",
também no SBT, roça os 7 de média, e o "Note & Anote" de Ana
Maria Braga registrava, até março, na Record, cerca de 6 pontos.
Unidos, chegam a 22 pontos.
Apesar dos baixos índices, esses
programas têm seu público fiel. O
de Groisman, por exemplo, venceu em 97 e 98 como o melhor
programa de TV, segundo votação entre os leitores do Folhateen. Em 95, o apresentador fez
com que o SBT se tornasse a emissora mais lembrada pelos teens
(30%), segundo o Datafolha.
Mais: outra pesquisa, realizada
no início deste ano, revelou que os
apresentadores com maior empatia entre a audiência jovem são
justamente Groisman, Huck e Zeca Camargo, nessa ordem.
Além disso, Ana Maria, Jô,
Huck e Groisman possuem em
comum o fato de terem desenvolvido o formato de seus programas. Não vão ao estúdio apenas
apresentar uma atração planejada
e escrita por outros.
A própria diretora-geral da Globo, Marluce Dias da Silva, andou
se dizendo interessada não em
meros apresentadores, mas em
pessoas que contribuam para a
criação de novos produtos.
Contratando os quatro, a Globo
assume ainda que não tem capacidade de formar apresentadores.
Historicamente, a emissora sempre deu prioridade ao jornalismo,
à dramaturgia e à linha de shows
-profissionais que as outras
emissoras vão buscar na Globo.
O caso de Jô Soares é o melhor
exemplo. Por anos, ele foi o comediante responsável por shows de
grande sucesso na Globo. Mas
apenas no SBT teve o espaço para
apresentar seu programa de entrevistas. Agora, passados doze
anos no concorrente, a Globo se
rende ao "Jô Soares Onze e Meia".
As contratações, somadas aos
muitos outros artistas e projetos
que estão na lista de espera de
aprovação, dão a idéia de que não
haverá espaço para tanta gente e
tanto programa na grade de 2000.
Para abrigar a todos, a Globo
deve mexer em nichos intocáveis,
como o bloco "custo zero", formado por "Video Show", "Vale a
Pena Ver de Novo" e "Sessão da
Tarde" -programas de custo
muito baixo e reprises.
Assim, tenta recuperar a audiência perdida nos últimos anos
e enfraquecer a concorrência,
apesar de não assumir essa estratégia. Ao anunciar a contratação
de Ana Maria, Huck, Groisman e
Jô, a direção da emissora diz apenas que "faz parte da estratégia da
Globo de ter sempre em seu casting os melhores talentos da televisão brasileira".
(AL, FMC e IF)
Texto Anterior: Programação de TV Próximo Texto: Programas não terão mudanças radicais Índice
|