São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

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NEGÓCIO FENOMENAL


Artistas negociam "revelações" e patrocínio de festas


Famosos transformam a vida privada em produto

DA REPORTAGEM LOCAL

Por que uma pessoa famosa abre sua casa, tira mil fotos deitada na cama e conta tudo sobre a sua vida amorosa? A resposta é unânime para 11 em cada dez assessores de celebridades: porque é importante "estar na mídia".
Não raro, a própria assessoria dos artistas se encarrega de divulgar a jornalistas horário e local onde a figura jantará com um novo affair. Parece flagra de "paparazzi", mas é pura armação.
Repórteres da área ouvidos pela Folha, que pedem para não serem identificados, têm dificuldades para se lembrar de quem não abre a vida privada por nada. Chico Buarque, Tony Ramos e José Mayer são citados dentre os que detestam a prática marqueteira.
Na outra ponta, a dos que fazem da mídia um verdadeiro divã, são inúmeros exemplos: Ana Maria Braga, Xuxa, Eliane, Adriane Galisteu, Wanessa Camargo etc. etc.
E casamentos são ótimas oportunidades para a promoção. Ana Maria, por exemplo, quando era casada com Carlos Madrulha, todos os anos fazia uma nova festa, "para renovar os votos da união". Era um casamento por ano, com o mesmo noivo, que rendia capas e capas de revista de celebridades.
Em 2002, pouco antes de se separar, ela recebeu da Disney uma oferta de "recasar" lá, com tudo pago. Não topou porque a relação já não ia bem. Mas aí vieram capas e capas sobre o rompimento.
Ana Maria faz exigências quando é convidada para alguma reportagem em revista. Não vai de vôo de carreira, só fretado, e leva até dez pessoas, entre seguranças, maquiador, cabeleireiro, estilista e assessor. Certa vez, ficou quatro horas numa praia, fotografando para uma revista. A operação envolveu avião e helicóptero, tudo arranjado pela publicação.
A assessoria de Ana Maria não foi localizada até o fechamento da edição para comentar o assunto.
Outra que adora falar da vida privada é Adriane Galisteu. Repórteres da área dizem que sua equipe oferece entrevistas, principalmente próximo a lançamentos de sua grife. Na "Veja" da semana passada, seu ex-marido, Roberto Justus, disse que ela combinou com fotógrafos para um "flagrante" na lua-de-mel. Segundo o publicitário, ela até pediu que ele usasse branco, para sair melhor na foto. A assessoria nega tudo. Diz que ela apenas avalia que não pode se recusar a atender a imprensa, por ser pessoa pública.

Castelo e ilha
Não falta celebridade para refletir sobre a vida pessoal ou curtir a família na ilha e no castelo de "Caras". Uma temporada nesses "points" é convite irrecusável para muitos. Profissionais do meio disseram que alguns ligam para a revista a fim de tentar uma vaga. Não recebem cachê, mas ganham a viagem e presentes de patrocinadores (celulares, jóias etc.). Em troca, garantem fotos e declarações exclusivas na "Caras".
Diretor-superintendente da "Caras", Edgardo Martolio nega que artistas se ofereçam. São convidados, diz. Ele negou também a informação apurada pela Folha de que o casamento de Carolina Dieckmann e Marcos Frota, no castelo de "Caras", foi totalmente patrocinado pela revista, da aliança ao vestido de noiva. "Eles foram convidados a se casar no castelo, portanto, ficava claro que seria exclusivo de "Caras", já que não permitimos o ingresso de outras revistas. Anel etc. posso garantir que não foram presentes de "Caras". Talvez de algum patrocinador que, muito sabidamente, quis associar sua marca à boda dos dois." (LAURA MATTOS)



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