São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Guilherme Weber estreia na direção com texto ácido

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Ela enumera suas qualidades: é rica, jovem, linda e magra. É também uma estrela da TV. O sujeito em questão tanto se refere a Mariana Ximenes quanto a Sydney, personagem dela em "Os Altruístas", peça de Nicky Silver que inicia temporada nesta sexta e marca a estreia de Guilherme Weber na direção.
O ator Kiko Mascarenhas, na pele do irmão de Sydney, apimenta a metalinguagem: "Você é rasa a ponto de ser convexa e tão vazia que, se alguém gritar, escuta eco", provoca o personagem.
Segundo Weber, a possibilidade de fazer Mariana ironizar seu ofício foi um estímulo para ele iniciar a nova profissão. Mas o espetáculo vai além. Critica o altruísmo ao mostrá-lo como mera estratégia de jovens para preencher seu vazio existencial.
O novo diretor tem intimidade com o universo de Silver por conta de montagens como "Os Solitários" (2002) e "Pterodátilos" (2010) -ambas realizadas pela Sutil Cia., da qual é ator e fundador. "Ele é um grande retratista das anomalias contemporâneas. Fala de temas espinhosos com humor", diz Weber.

OS ALTRUÍSTAS
QUANDO:
sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 19h; até 18/12
ONDE Teatro Augusta (r. Augusta, 934, tel: 0/xx/11/3151-4141)
QUANTO de R$ 35 a R$ 80
CLASSIFICAÇÃO 18 anos



Texto Anterior: Cinema é referência para atriz compor personagem
Próximo Texto: Na era do e-book, Bienal do Rio é analógica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.