UOL


São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

"A Jovem e o General" ganha nova chance

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ninguém mais liga para o cinema italiano. Pior, é quase como se não tivesse existido. E esquecemos que, entre o fim da Segunda Guerra e os anos 70, essa cinematografia foi uma vanguarda mundial e deixou uma herança de riqueza quase insuperável.
Quem se lembra de Dino Risi, Damiano Damiani, Luigi Comencini, Mario Bava, Pietro Germi, entre tantos outros? Pasquale Festa Campanile, que assina "A Jovem e o General" (canal Futura), faz parte de um rotundo segundo time, cujos filmes não é que foram escanteados devido ao domínio americano da indústria de TV, vídeo e DVD -é que não são nem sequer memoráveis. Campanile era um cineasta mediano.
Mas esse é o encanto dos filmes que o Futura costuma apresentar. Eles podem variar do melhor ao pior, mas raramente deixam de ser inusitados.
Onde, senão lá, seria possível ver, por exemplo, o precioso "Missão em Moscou", de Michael Curtiz, produzido em 1943, em Hollywood, que não só faz o elogio aberto do comunismo, como bota Stálin nas alturas (entre outras, toma suas dores na época dos expurgos etc.)?
"Missão em Moscou" foi feito no tempo em que EUA e URSS eram aliados. Pouco tempo depois, veio a Guerra Fria, acabou a amizade, e o filme é desses que não se encontram em vídeo e DVD, que os americanos queriam esquecer que fizeram.
Bem, a única chance é o Futura. Problema: como as sessões de filmes são poucas no canal e são também um álibi (chamam-se "Cine Conhecimento", "Cine Profissões" e tal), raramente eles são reprisados, o que às vezes é uma lástima e outras vezes, um alívio. Essa é uma parte boa da coisa: o espectador aberto ao inesperado pode encontrar de tudo ali, inclusive raridades como os filmes de hoje. O outro é a comédia "Anos Felizes", de William Wellman (às 20h).


A JOVEM E O GENERAL. Quando: hoje, às 16h, no canal Futura.

TV ABERTA

Frank Sinatra chora em terreno pantanoso

O Noviço Rebelde
Globo, 13h05.
Brasil, 97. Direção: Tizuka Yamasaki. Com Renato Aragão, Dedé Santana, Patrícia Pillar, Tony Ramos. Bondoso e pio rapaz do interior, Didi apossa-se de um mapa do tesouro meio que por acaso. Mas precisa ir para a cidade grande, fugindo de malvado coronel. Ali, torna-se babá dos filhos do rico empresário Tony Ramos. Estritamente infantil.

Volte para Casa, Snoopy
Bandeirantes,20h30.
(Snoopy, Come Home). EUA, 72, 82 min. Direção: Bill Melendez. Longa-metragem baseado nas tiras de Charlie Brown, criadas por Charles Schultz. No caso, o cãozinho Snoopy, junto com o passarinho Woodstock, desaparece, buscando novas aventuras. Seus antigos amiguinhos não se conformam com a decisão e vão atrás deles. Vale confiar na dupla Schultz/Melendez, que funciona bem em desenhos animados da turma de Charlie Brown.

O Pequeno Vampiro
SBT, 22h.
(The Little Vampire). Alemanha/EUA, 2000, 98 min. Direção: Uli Edel. Com Jonathan Lipnicki, Richard E. Grant. Isolado pelos colegas de escola, vivendo em outro país (os EUA) que não o seu, menino de nove anos passa a estudar o mundo dos vampiros e adquire com ele considerável intimidade. Filme familiar, apesar das aparências. Inédito.

Thunderbolt - Ação sobre Rodas
Globo, 23h.
(Thunderbolt). Hong Kong, 95, 110 min. Direção: Gordon Chan. Com Jackie Chan, Anita Yuen. Com suas artes marciais, Jackie combate, aqui, matador infiltrado em meio de rachas automobilísticos (ilegais, mas neste gênero de filme o que não é ilegal?). Para os fãs do ator.

Chorei por Você
Bandeirantes,0h.
(The Joker Is Wild). EUA, 57, 126 min. Direção: Charles Vidor. Com Frank Sinatra, Mitzi Gaynor. Lei seca, crime e um cantor (Sinatra) que se move nesse terreno pantanoso são os elementos centrais deste musical. Em preto-e-branco. Legendado.

A Trapaça
Globo, 1h.
(The Spanish Prisoner). EUA, 97, 112 min. Direção: David Mamet. Com Steve Martin, Campbell Scott, Ben Gazzara. Inventor (Scott) cria programa com potencial para gerar grandes lucros. Um novo amigo (Martin) o adverte dos perigos de ser roubado. O inventor fica paranóico. Entramos numa dessas tramas cheias de conspirações típicas de David Mamet. Talvez haja conspirações demais, na verdade. Inédito.

Uma Noite Muito Louca
Globo, 2h45.
(The Night Before). EUA, 88, 90 min. Direção: Thom Eberhardt. Com Keanu Reeves, Lori Loughlin, Theresa Saldana. Durante excursão de sua escola, Loughlin e Reeves se perdem em um bairro da pesada. Pior, ele enche a cara, tem uma crise amnésia e a vende para um gigolô. Pior ainda, o pai dela é um capitão de polícia famoso pelo péssimo humor. Comédia teen, em horário tchum. (IA)


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Efeito Arnold! Padre Marcelo vai virar papa!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.