São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

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tiro certo

"Tropa de Elite 2" leva 1,25 milhão aos cinemas; "Soubemos criar expectativa", diz estrategista de lançamento

Alexandre Lima/Divulgação
Seu Jorge em cena de 'Tropa de Elite 2'

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

"O José Padilha é físico. Foi tudo planejado matematicamente", resume Marco Aurélio Marcondes, o estrategista por trás do lançamento de "Tropa de Elite 2".
Marcondes, figura das mais conhecidas do mercado cinematográfico brasileiro, acordou ontem com o telefone tocando e a caixa de e-mails piscando. Todos queriam parabenizá-lo pelos números de "Tropa de Elite 2"
O filme dirigido por José Padilha e protagonizado por Wagner Moura foi visto por pelo menos 1,25 milhão de espectadores no final de semana de estreia. Os números serão consolidados hoje.
Nunca um filme nacional levou tanta gente aos cinemas na abertura. Poucos estrangeiros conseguiram tal feito. O blockbuster teen "Eclipse", até então a maior abertura de 2010, tinha feito 1,1 milhão de ingressos no primeiro final de semana. "Chico Xavier", de Daniel Filho, tratado como fenômeno, fizera, nos três primeiros dias, 585 mil espectadores.

OCUPAÇÃO
O filme de José Padilha aterrou nos cinemas pronto para estourar. Ocupou 696 salas -"Chico Xavier" havia estreado em 388 cinemas. Virou assunto antes mesmo de existir. "Começamos a planejar o lançamento em agosto de 2009, antes mesmo do início das filmagens", conta Marcondes. "Também já lancei muito blefe. Mas este não era um blefe, é um filme que pega muito o público."
Ao contrário de todos os outros blockbusters nacionais, "Tropa de Elite 2" não tem uma subsidiária de Hollywood como distribuidora. "Chico Xavier" e "Carandiru" foram lançados pela Sony; "Se Eu Fosse Você 2" e "Nosso Lar", pela Fox.
Padilha e o produtor Marcos Prado mantiveram com a própria produtora a distribuição. Desde janeiro, uma equipe de 13 pessoas tem sido responsável por tornar o filme assunto obrigatório, objeto de desejo.
Dois blogueiros de primeira linha trabalham para o filme; o material de making of também foi sendo liberado no YouTube de maneira calculada. "Fomos disseminando as informações aos poucos. Cinema é, também, criação de expectativa. Soubemos administrar a demanda por informação, do público e da mídia."
Orçado em R$ 12,5 milhões, o filme consumiu, ainda R$ 5,1 milhões em lançamento. A GloboFilmes, que é sócia da produção, turbinou a visibilidade midiática.
Para os donos de cinema, "Tropa de Elite 2" anuncia-se um negócio e tanto, sobretudo, porque, ao contrário do seu antecessor no posto de blockbuster nacional, "Nosso Lar", não atende apenas a uma certa faixa do público. "É um filme que interessa a todas as classes sociais e idades", diz Adhemar Oliveira, sócio do circuito Arteplex.
Oliveira, que abriu há duas semanas seis salas em Sulacap, na periferia do Rio, sentiu no bolso o poder do capitão Nascimento. No primeiro final de semana, 1,8 mil pessoas foram ao cinema. No último final de semana, 6 mil.

GRINGOS
Na manhã de ontem, enquanto Marcondes delirava em números, Padilha assistia a uma cópia legendada do filme, no Rio, com dois representantes de uma grande empresa norte-americana que, anteontem, pegaram um avião rumo ao Brasil. "Querem lançar o filme mundialmente. Ele ainda pode ir para o Oscar", diz Marcondes.


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