São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Onda de Paixões
Record, 12h30.

(Raw Edge). EUA, 1956, 76 min. Direção: John Sherwood. Com Rory Calhoun, Yvonne de Carlo. Calhoun é o rancheiro cujos empregados pretendem liquidá-lo. O objetivo deles, entre outros, é ficar com Yvonne, a mulher de Rory.

Um Adolescente em Apuros
SBT, 15h15.

(Trojan War). EUA, 1997, 84 min. Direção: George Huang. Com Will Friedle, Jennifer Love Hewitt. Garota há muito desejada oferece-se afinal a adolescente. Só que, para ficar com a garota, ele precisa conseguir, urgente, e custe o que custar, uma camisinha.

Pare! Senão Mamãe Atira
Globo, 15h25.

(Stop! Or My Mom Will Shoot). EUA, 1992, 87 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Sylvester Stallone, Estelle Getty. Tira durão, acostumado a enfrentar os piores inimigos, tem de enfrentar algo pior: sua supermãe. Stallone tenta a comédia (e não tem jeito para a coisa). Sofrível.

Vingança sob Encomenda
Globo, 22h.

(Dirty Work). EUA, 1998, 82 min. Direção: Bob Saget. Com Norm McDonald, Jack Warden. Dois amigos famosos pela irresponsabilidade, apesar de já trintões, precisam de US$ 50 mil para colocar o pai deles como prioridades na lista de transplantes. Comédia. Inédito.

Se Segura, Malandro!
Bandeirantes, 22h.

Brasil, 1977, 109 min. Direção: Hugo Carvana. Com Manfredo Colassanti, Andre Villon. Malandro carioca dirige rádio-pirata. Não se sabe aonde Carvana pretende chegar com essa idéia (tem talvez a ver com a época, com o efeito subversivo de uma pequena estação local, cheia de liberdade). O problema é que o resultado não dá para encarar.

Garantia de Vida
SBT, 0h30.

(Always Outnumbered). EUA, 1998. Direção: Michael Apted. Com Laurence Fishburne, Bill Cobbs. Ex-presidiário (Fishburne) luta para sobreviver com dignidade, ouvindo mil negativas quando procura emprego, e ainda combatendo o crime de uns e a atração pelo crime de outros. Feito para TV. Inédito.

Aconteceu na Primavera
Bandeirantes, 0h45.

(Fiorile). Itália, 1993, 116 min. Direção: Paolo e Vittorio Taviani. Com Claudio Bigagli, Galatea Ranzi. Durante viagem para visitar o patriarca da família, homem narra à mulher e aos filhos a estranha maldição que atinge sua família. Os Taviani variam do trágico ao poético com desenvoltura, tiram partido da paisagem e fazem um belo filme.

Intercine
Globo, 1h50.

Para começar a semana, as opções para os espectadores eram "Não Perca a Cabeça!" (Canadá, 1994, de Paul Shapiro, Com Jon Cryer, Jennifer Tilly) e "Minha Família" (1995, de Gregory Nava, com Esai Morales, Jimmy Smiths).

A História de James Brady
Globo, 4h.

(Without Warning: The James Brady Story). EUA, 1991, 120 min. Direção: Michael Toshiyuki Uno. Com Beau Bridges, Joan Allen, Bryan Clark. James Brady é o secretário de imprensa da Casa Branca que levou uma bala no lugar do presidente Reagan, num atentado ocorrido em 1981. O filme, feito para TV a cabo, trata de sua vida posterior, quando Brady, agora paralítico, trata de se readaptar ao mundo. Bridges ganhou o prêmio Emmy de melhor ator por sua atuação, num filme muito elogiado por comentaristas nos EUA, sobretudo por escapar aos clichês dos filmes sobre doenças.

TV PAGA

FILMES

"New York" inova sem negar tradição

Em cinema, mais difícil do que inovar é inovar preservando uma tradição. Esse parece ser o projeto de Martin Scorsese, que aliás fica claro em "New York, New York" (MGM, 22h e 4h). Ao contrário de tantos musicais dos anos 60 e 70, aqui a candidata a cantora e o saxofonista rebelde, os protagonistas, poderiam estar em qualquer musical dos anos 30 ou 40.
É uma história de bastidor. Mas Scorsese a filma como ninguém: traz os elementos do passado, mas introduz uma sensibilidade moderna. Não trai sua história, mas vai buscar ali os elementos para transformá-la e renová-la.
Em outro registro, vale conferir "Será que Ele É" (TNT, 2h). Na comédia se prova, afinal, que Frank Oz é bom de comédia. (INÁCIO ARAUJO)

EDUCAÇÃO

STV discute critérios para escolha da escola
O programa "Filhos", que a Rede SescSenac (STV) exibe às 20h30, destaca os critérios que devem orientar os pais na hora de escolher o colégio da prole. Especialistas recomendam a observação dos métodos e conteúdos apresentados pelas instituições. A pedagoga Silvia Gasparian e estudantes participam do debate.

HISTÓRIA

Evolução das armas de caça é tema de programa
O especial "Armas em Ação" é a atração do The History Channel hoje, às 23h. O documentário mostra a evolução das armas de caça usadas pelo homem, desde as lanças com pontas de pedra. Também será enfocado o prestígio que os melhores caçadores angariavam em diferentes épocas e sociedades.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Barbara Gancia: Agora é a hora da "Casa da Sucessão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.