São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO

Obra glamouriza novelas da Globo

DA REDAÇÃO

Já está nas livrarias "A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil", primeiro livro solo de Mauro Alencar, 40, considerado o maior pesquisador de telenovelas do Brasil, dono do maior acervo nacional do tema.
Doutorando em teledramaturgia pela Universidade de São Paulo, Alencar é também consultor da Globo, onde conseguiu emprego em 1992, dois anos após reclamar pessoalmente que a abertura de "Escrava Isaura" exibida em um programa não era a original.
O tom central do livro, rico em detalhes, curiosidades e ilustrações, é de exaltação ao gênero. Mais especificamente, à Globo. A "hollywood" do título do livro é a Central Globo de Produção (CGP), a "fábrica de sonhos" instalada em Jacarepaguá (Rio). Para os mais críticos, pode até parecer um catálogo da emissora.
Mas não é bem assim. Alencar esclarece que a criação da CGP e a demissão da cubana Glória Magadan, em 1969, romperam com o padrão vigente de teledramaturgia. Os condes e sheiks deram lugar a taxistas e bicheiros, a novela ficou mais próxima do cotidiano brasileiro e aproveitou-se de temas como F-1 e futebol.
Diz Alencar que, com uma estrutura industrial, a Globo revolucionou a telenovela, passando nos anos 70 a monopolizar o gênero e ajudando a consolidar uma "identidade nacional", dentro de um projeto de "Estado Nacional" pretendido pelo governo militar e graças ao polêmico acordo, anos antes, da família Marinho com o grupo Time-Life, que impulsionou a emissora tecnicamente.
Entre futilidades (como nomes de personagens) e um didático esquema do processo de fabricação de novelas, o livro dedica um capítulo aos "pilares da construção da estética" do gênero no país -identificados na literatura de José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo. (DANIEL CASTRO)


A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil  
Autor: Mauro Alencar
Editora: Senac Rio
Quanto: R$ 52 (176 págs.)




Texto Anterior: Erudito: Grandeza da Osesp em Nova York só será medida mais tarde
Próximo Texto: Música: Vozes da MPB afinam CD de Raphael Rabello
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.