São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comentário

Michael, 50, nunca mais crescerá

EDITOR DO FOLHATEEN

O resto da vida de Michael Jackson começou em 16 de maio de 1983. Foi quando ele deixou para sempre de ser o pequeno Michael dos sucessos do Jackson Five e se transformou no rei do pop.
Nessa noite, Michael Jackson subiu ao palco de um teatro em Los Angeles para comemorar os 25 anos da gravadora Motown. Começou a cantar "Billie Jean". Foi até o lado esquerdo do palco e voltou deslizando... de costas. Os 3.000 convidados ficaram de queixo caído.
Era o "moonwalk", o "passo da lua", que ajudaria a transformar Michael Jackson no maior vendedor de discos do planeta. Sim, porque a música de Jackson não era mais para ser apenas ouvida. Era para ser vista.
Impossível pensar na canção "Thriller" hoje sem lembrarmos imediatamente de Jackson maquiado e dançando como monstro no videoclipe.
O álbum é o mais vendido de todos os tempos, tendo aberto caminho para ele faturar US$ 1 bilhão na carreira.
Por outro lado, o ex-negro Michael Jackson teve um queda tão espetacular que é difícil de acreditar: algemado numa delegacia, acusado de embriagar meninos por sexo.
Apesar de absolvido nos tribunais, Jackson nunca mais se recuperou como artista. Seu último disco de inéditas, "Invincible" (2001), nem sequer pagou o investimento: US$ 55 milhões de custos de produção e propaganda. Relançamentos de canções antigas, entretanto, vendem como água.
Há 25 anos, desde aquela noite em Los Angeles, a vida de Michael Jackson é uma sucessão de nuncas. Nunca será esquecido (nem nunca mais poderá andar sozinho nas ruas). Nunca deixará de realizar sonhos (nem nunca mais deixará de ser ridicularizado por eles). Nunca mais terá vida normal. Nem crescerá, como acontece com crianças na Terra do Nunca. (IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Jackson 5 influenciou da house francesa a Timberlake
Próximo Texto: Música/Crítica/show: R.E.M. celebra "fim do mundo" em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.