São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Enquanto Você Dormia
SBT, 15h15.
(While You Were Sleeping). EUA, 1995, 103 min. Direção: Jon Turteltaub. Com Sandra Bullock, Bill Pullman, Peter Gallagher, Peter Boyle. A metroviária Bullock salva o homem de seus sonhos (Gallagher), durante um assalto. Mas não o salva tanto assim: o homem entra em coma, e ela passa a ser confundida, na família, com a noiva dele. Comédia com a abúlica Sandra. Enquanto o cara dorme, a gente é que cai no sono.

Edward Mãos de Tesoura
Globo, 15h20.
(Edward Scissorhands). EUA, 1990, 107 min. Direção: Tim Burton. Com Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Vincent Price. Edward é a criatura cujo criador morre deixando-o incompleto, isto é, suas mãos se assemelham a tesouras. Ele é adotado por uma dona-de-casa, mas nem tudo serão rosas. Tim Burton faz uma linda fábula, mas também uma violenta crítica à sociedade cosmética (das aparências). De passagem, um filme sobre a incompletude dos seres (representada por Edward).

Ana dos Mil Dias
Bandeirantes, 0h45.
(Anne of the Thousand Days). EUA, 1969, 144 min. Direção: Charles Jarrott. Com Richard Burton, Geneviève Bujold. A história de Ana Bolena, segunda mulher do rei inglês Henrique 8º. Também ela teve um destino trágico, ver-se-á. Mas seus mil dias de rainha são significativos. Não nas mãos de Charles Jarrott, a bem dizer. Com eles, mil dias parecem mil anos.

Assassinato na Rádio WBN
SBT, 1h.
(Radioland Murders). EUA, 1994, 112 min. Direção: Mel Smith. Com Mary Stuart Masterson, Brian Benben, Ned Beatty. Série de mortes acontece na rádio WBN bem quando ela está prestes a integrar uma grande cadeia de emissoras. Um redator trapalhão parece ser o responsável pelos crimes. Comédia com argumento de George Lucas.

Intercine
Globo, 1h55.
Vai ao ar o escolhido entre os seguintes candidatos: "Rapaz Solitário" (1985, de Arthur Hiller, com Steve Martin, Steve Laurence) e "Antes do Amanhecer" (1995, de Richard Linklater, com Ethan Hawke, Julie Delpy).

O Poder da Imagem
Globo, 3h40.
(The Image). EUA, 1990, 91 min. Direção: Peter Werner. Com Albert Finney, John Mahoney, Marsha Mason, Brad Pitt. Jornalista investigativo da TV (Finney) é considerado uma das figuras mais confiáveis de seu país. Como não é bobo, o fato inaugura uma crise profissional, que se aprofunda quando denuncia um grande escândalo financeiro, e o responsável por ele se suicida. Pior: logo depois, o jornalista descobre que o homem era inocente. Em suma, discussão sobre o poder da imagem, como diz o título do filme, e sobre a integridade profissional dos jornalistas num mundo em que a armação dá o tom. Feito para TV a cabo.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

A história do herói alcoólatra
Matt Cvetic foi o tipo de herói ambíguo, o que em parte já se nota pelo título do filme: "Eu Fui um Comunista para o FBI" (Cinemax Prime, 21h). Com efeito, alcoólatra e anticomunista ao extremo, Cvetic vai trabalhar para o FBI e, nessa condição, infiltra-se entre os comunistas.
Exemplo dos filmes de propaganda da época mais quente da Guerra Fria (início dos anos 50), "Eu Fui" não conta, claro, toda a verdade sobre Cvetic. Segundo consta, era um animal, capaz de mandar sua cunhada para o hospital, a pancadas, quando estava bêbado.
A América soube passar por cima de detalhes como esse, quando conveniente. O filme é dirigido por Gordon Douglas que, como Cvetic, durante algum tempo gozou de uma boa e falsa reputação. (INÁCIO ARAUJO)

MÚSICA

Raimundos participam de "Ensaio Geral"
A banda é entrevistada pela apresentadora Lorena Calábria, às 21h30, no canal Multishow. No programa, os integrantes do Raimundos falam sobre a saída do vocalista Rodolfo e a nova fase da banda, agora com Digão nos vocais, contando por que decidiram continuar. Eles ainda tocam o sucesso "Mulher de Fases".

SAÚDE

Documentário mostra o ressurgimento da tuberculose
Especial que o National Geographic Channel exibe às 18h mostra como a tuberculose voltou a ser a principal causa de morte por infecção no mundo. A doença ressurgiu na Rússia logo após o colapso econômico daquele país, em 1991, e hoje uma epidemia se espalha pelo sistema carcerário russo.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Ai que saudades da Glória Maria!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.