São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO

Obra de Luís Norberto Pascoal sobre o produto ganha agora versão em inglês

Brasil exporta páginas de café

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder mundial no mercado cafeeiro, o Brasil está inaugurando um novo ramo nesse território: exportação de livros sobre café. Lançado em 1999, "Aroma de Café", de Luís Norberto Pascoal, ganhou agora versão em inglês e começa a ser distribuído em embaixadas e outras instituições que representam o Brasil mundo afora.
"Guia prático para apreciadores de café", como se auto-intitula o livro, não é simplesmente o que se chamaria em inglês de "coffee table book". Se esse termo indica livros de arte usados para enfeitar a mesa da sala, sem muitas expectativas de leitura, "Aroma de Café", agora "Aroma of Coffee", é um trabalho rico em informações.
O autor é apreciador -e conhecedor- relativamente recente da bebida. Mas desde que em 1986 a empresa agroindustrial DaTerra, da qual é diretor, se voltou totalmente ao café, Pascoal mergulhou fundo nesse líquido escuro.
Com sua pesquisa, ele levantou 114 etapas para conseguir a melhor qualidade do café. Esses passos, que segundo ele são seguidos à risca pela DaTerra -que comercializa a marca Bruzzi-, vão do estudo da altitude da plantação até a temperatura da xícara em que se serve o produto final.
"Aroma de Café" não tem parentesco direto com essa lista técnica. A idéia do livro, Pascoal coou de um episódio mais prosaico. Em 1998, foi a uma livraria comprar algum volume sobre café para presentear um amigo e descobriu que não havia nenhum em português. "Fiquei perplexo. Como um país com a história tão ligada ao café não tinha nada sobre o assunto", lembra.
E mãos à obra. Em pouco menos de um ano escreveu as 159 páginas do livro. "Aroma" traça um arco amplo. Vai desde a origem da planta -na Etiópia- até como café virou sinônimo de Brasil.
É ao país que o empresário dedica o trabalho. "Este livro foi feito para divulgar nosso país, para ajudar a reconhecer a qualidade do nosso produto", diz Pascoal. "Fazemos sem dúvida o melhor café para expresso do mundo."
Presidente da Fundação Educar DPaschoal, que editou o livro, o empresário doou exemplares em português para serem vendidos no Café Aprendiz. Já os volumes em inglês estão a caminho de embaixadas do Brasil em 30 países, onde serão distribuídos como presente. "Queremos reforçar essa marca brasileira por todo o mundo", diz. (CEM)


AROMA DE CAFÉ. De: Luís Norberto Pascoal. Editora: Fund. Educar DPaschoal (tel. 0/xx/19/3272-0444). Onde comprar: Café Aprendiz (tel. 0/xx/11/3819-1035). Quanto: R$ 48 (159 págs.).


Texto Anterior: Gastronomia: Baco para todos
Próximo Texto: Mundo Gourmet: Amadeus, 15, rejuvenesce sua boa cozinha do mar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.