São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Desavenças em nome de Deus

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Santo Milagroso" (Canal Brasil, 22h40) não é uma idéia tão original assim. Basta lembrar das figuras do padre e do pastor em "Depois do Vendaval", de John Ford.
Os exemplos podem ser muitos, assim como muitas são as desavenças entre católicos e protestantes. No filme de Carlos Coimbra, o interesse principal talvez venha de essa querela ser ambientada no interior do Brasil.
Isto é, as religiões não abandonam o hábito de transformar detalhes em motivos de guerra. A idéia que fazem da imagem de um santo, por exemplo, pode render querelas sangrentas. Mas "O Santo Milagroso", fiel à tradição brasileira, conduz as coisas para um terreno conhecido: o da harmonia e da comédia. Será o melhor? Parece ser o nosso.

TV ABERTA

Ernest Vai ao Exército
Record, 14h.
(Ernest in the Army). EUA, 1997, 85 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney, Hayley Tyson, David Miller. O atrapalhado Ernest alista-se no exército, mas não tanto: sua intenção é realizar seu antigo sonho de dirigir carros militares, só que o enviam ao mundo árabe. Comédia bélica para dar fim ao personagem de Ernest.

Formiguinhaz
Globo, 15h35.
(Antz). EUA, 1998, 83 min. Direção: Eric Darnell/Tim Johnson. Z, uma formiguinha humilde e neurótica, ambiciona o amor da princesa Bala, o que a colocará em conflito com Mandíbula, um general poderoso e de maus bofes. Um dos (bons) filmes de animação característicos do ressurgimento do gênero na era da computação.

Identidade Bourne
Globo, 22h05.
(The Bourne Identity). EUA, 2002, 118 min. Direção: Doug Liman. Com Matt Damon, Franka Potente, Clive Owen, Julia Stiles, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Chris Cooper. Filme em clima de suspense e espionagem. Matt Damon é o homem encontrado num mar europeu com muitas balas nas costas e nenhuma memória. Sabedor apenas de seu nome, ele se verá envolvido em intrigas, com gente disposta a dar cabo dele. Por que seria? Para descobrir, ele tem de sobreviver. O que acaba resultando em um "thriller" movimentado, que ajuda a passar o tempo e depois some da memória como a memória de Bourne. Inédito.

Intercine
Globo, 2h20.
O filme escolhido na sessão interativa de hoje é "Tieta do Agreste" (1996, de Carlos Diegues, com Sonia Braga, Marilia Pêra, Chico Anysio). Durante a semana, para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (de segunda a sexta).

Vidas Perdidas
SBT, 2h50.
(Wasted). EUA/Canadá, 2002, 96 min. Direção: Stephen Kay. Com Nick Stahl, Summer Phoenix, Aaron Paul. O título diz bastante: a vida e a degeneração de três jovens amigos viciados em heroína. Feito para TV. Não é o fim de noite dos nossos sonhos, não é?

As Férias da Família Robinson
SBT, 4h30.
(Beverly Hills Family Robinson). EUA, 1996, 89 min. Direção: Troy Miller. Com Dyan Cannon, Martin Mull. Os Robinson vivem sob a égide da mãe, famosa apresentadora de TV que dita seu ritmo. Por conta disso, eles vão fazer um cruzeiro (ela aproveitaria para fazer uma reportagem). Mas as coisas mudam de rumo quando seu iate é invadido por piratas, desviado para alto-mar e, finalmente, dá com os costados numa ilha deserta. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globo constrói Brasília em campo de futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.