São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFANTIL

TV Rá Tim Bum celebra 1 ano com novidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Programação infantil pode parecer, à primeira vista, algo simples: meia dúzia de desenhos japoneses barulhentos, um arcaico seriado mexicano com adultos fantasiados de crianças, algumas animações feitas com computação e pronto, mantém-se a criança entretida em frente à televisão.
O grande mérito da TV Rá Tim Bum, canal infantil por assinatura, que completa um ano hoje, no Dia Internacional da Criança, é não apelar a essas fórmulas fáceis -e de qualidade questionável.
Em vez de desenhos e seriados importados, investimento em programação criada no Brasil. No lugar de atrações descerebradas, conteúdo com caráter educativo. Para substituir a monotonia da overdose de animações computadorizadas, os bons e velhos bonecos, ilustrações e fantoches.
Tome-se, por exemplo, a estreante série "Catalendas", criada pela TV Cultura do Pará e exibida às segundas, às 9h, 13h e 17h. Dos personagens (como um macaco-prego e uma preguiça) aos temas das histórias (inspiradas em lendas brasileiras), é um programa que remete aos bons momentos do "Sítio do Picapau Amarelo" da década de 1980.
Há ainda as "pratas da casa", programas que ganharam fama e audiência na TV Cultura e que seguem mantendo o bom padrão, como "Cocoricó" (diariamente, às 18h45), que conta a história de Júlio e seus bichos da fazenda. Além das divertidas músicas (na abertura e ao longo dos episódios) com letras em português, a temática do programa lida de maneira inteligente com questões pertinentes, como a perda do melhor amigo que muda de cidade e a dificuldade de adaptação em novas turmas.
E para somar à sua já boa grade de programação, o canal também traz de volta a dupla de peixes de "Glub Glub" (terças, às 19h, com reprises às quartas, sábados e domingos, às 9h, 13h e 17h), ícones infantis da década passada. Agora, além das vinhetas com os peixes vividos por Carlos Mariano e Gisela Arantes, há também a série "Histórias da Natureza", com imagens reais de animais marinhos. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)


Texto Anterior: Evento: Encontro debate "Terra Estrangeira" e "país das oportunidades perdidas"
Próximo Texto: Quadrinhos: Spacca homenageia os pais da aviação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.