São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Sessão celebra dez anos do filme, relançado em DVD

Encontro debate "Terra Estrangeira" e "país das oportunidades perdidas"

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e a VideoFilmes realizam hoje, às 20h, no Espaço Unibanco, em São Paulo, uma sessão especial de "Terra Estrangeira", que em 2005 completa dez anos de sua estréia. Após a exibição, os diretores do filme, Walter Salles e Daniela Thomas, participarão de um debate com o público, mediado por Sérgio Dávila, repórter especial da Folha. Na pauta, a atualidade do longa-metragem, que retrata a falta de perspectivas do Brasil no início da era Collor.
"Algumas questões me parecem tão vivas hoje quanto há dez anos. A mais importante: que país queremos ser?", pergunta-se Salles.
"Continua-se com a impressão de que o Brasil é um país que deve e merece ser reinventado. Avançamos desde o desgoverno Collor? É claro que sim, mas ainda falta um projeto que mexa a fundo, de verdade, com o país. Ainda somos o país das oportunidades perdidas", conclui o diretor.
No filme, cujo DVD é lançado este mês (VideoFilmes, R$ 52,90), o estreante em longas Fernando Alves Pinto faz Paco, jovem que, em 1990, após o anúncio do Plano Collor e a morte da mãe, aceita transportar uma encomenda suspeita em troca de uma passagem para Portugal. Lá, seu destino se cruza com o de Alex (Fernanda Torres), uma brasileira também às voltas com perda e desilusão.
O DVD traz, entre os extras, um curta-metragem de Thomas e um documentário com depoimentos dos diretores, do fotógrafo Walter Carvalho e dos atores.
O documentário também mostra imagens de bastidores da produção, em que a palavra-chave, como ressalta Thomas, foi a "permeabilidade" do roteiro, que permitiu a inclusão da música "Vapor Barato" na trilha sonora, fruto da sintonia de Fernanda Torres com seu personagem e a história.
"Algo coagulou ali, sentiu-se na veia que o exílio político dos anos 70 tinha uma conexão com o exílio econômico dos anos 90. E tão importante quanto o "Vapor Barato" foi a trilha maravilhosa criada por Zé Miguel Wisnik para "Terra", que deu sentido ao filme como um todo", diz Salles.


Terra Estrangeira
Quando:
hoje, às 20h (entrada franca; senhas distribuídas a partir das 19h30)
Onde: Espaço Unibanco (r. Augusta, 1475, Cerqueira César, São Paulo, tel.: 0/xx/11/ 3288-6780)


Texto Anterior: Fotografia: Mostra une arte e tecnologia de Pedro Meyer
Próximo Texto: Infantil: TV Rá Tim Bum celebra 1 ano com novidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.