São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com verba do BID, festival começa com 5 anos de atraso

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 2003, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concedeu à Secretaria de Estado da Cultura um empréstimo de US$ 30 milhões, para o financiamento de oficinas culturais em nove regiões de São Paulo em que havia jovens em situação de risco. Apesar do dinheiro disponível, a secretaria demorou quatro anos para dar início ao programa, batizado de Fábricas de Cultura.
Cinco anos depois, enfim, o público começa a conhecer as propostas do programa, que hoje envolve 1.200 jovens de 14 a 19 anos. Até domingo, o teatro Sérgio Cardoso serve de palco para o Festival Fábricas de Cultura, apresentando o resultado de mais de um ano de trabalho.
"O programa demorou a sair porque houve uma dificuldade entre o desenho dele e a realidade da secretaria, que ficou esvaziada durante anos. No ano passado, houve uma renegociação com o BID, que confirmou o empréstimo e também a preparação de um projeto pedagógico", afirma Luiz Nogueira, coordenador da unidade de formação cultural da secretaria.
O balé "Petrouchka" (de 1911), com coreografia de Michel Fokine e música de Igor Stravinsky, foi o tema para as criações com grupos formados em lugares como Sapopemba, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista. As releituras envolvem uma mistura de dança, teatro, música, circo e artes plásticas, áreas que fazem parte do cotidiano do projeto.
O programa ganhou fôlego neste ano com o início da construção de três dos nove prédios que vão abrigar as Fábricas de Cultura: Cachoeirinha, Capão Redondo e Jaçanã. Com uma injeção de verba do governo do Estado, que promete investir R$ 60 milhões, as outras fábricas devem entrar em obras no início de 2009. Também em março, novas turmas com mais 120 jovens terão início nas nove regiões do programa.


FESTIVAL FÁBRICAS DE CULTURA
Quando: hoje e sáb., 20h; dom. 18h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel.: 0/xx/11/ 3288-0136)
Quanto: entrada franca
Classificação: livre



Texto Anterior: Teatro: Oficina grava dvd de "os bandidos" ao vivo hoje
Próximo Texto: Deputados aprovam projeto que cria instituto de museus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.